26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesIndústria de frutas, flores, legumes e verduras apresenta oportunidades para impulsionar mercados

Indústria de frutas, flores, legumes e verduras apresenta oportunidades para impulsionar mercados

Crédito Miriam Lins

A comercialização e a procura por produtos frescos têm apresentado aumentos substanciais nos últimos anos. De acordo com os dados divulgados pela consultoria Nielsen, no Brasil, o setor de Frutas, Verduras e Legumes (FLV) faturou 8,7 bilhões, com crescimento de 20% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao ano anterior. Seja no mercado interno ou internacional, a busca por uma alimentação mais saudável vem impulsionando toda a cadeia produtiva de FLV.

Produtores rurais, distribuidores, varejistas e atacadistas desempenham papéis importantes no caminho até o consumidor. Para promover ainda mais conexão e encontrar soluções inovadores para esta indústria, entre os dias 7 e 8 de agosto, acontecerá a 8ª The Brazil Conference & Expo, mais importante feira de produtos frescos da América Latina.

Os resultados do sexto boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em junho, apontam que os principais produtos de FLV comercializados variaram os preços de acordo com oferta, procura e sazonalidade. Em maio, alface (-8,95%), cebola (-9,11%), tomate (-5,09%), banana (-24,27%), laranja (-13,33%) e mamão registraram queda de preço. Já a batata (39,94%), a cenoura (5,85%), a maçã (3,9%) e a melancia (8,1%) apresentaram alta em relação a abril. As oscilações também são reflexo das mudanças climáticas extremas.

Outro nicho que também cresce de forma pujante é o de flores e plantas ornamentais que avançou mais que o dobro em cinco anos. Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em parceria com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura). Entre 2017 e 2022, o PIB (Produto Interno Bruto) do setor cresceu 83,4%. Já em 2023, o aumento foi de 8%, impulsionado por investimentos em tecnologia e práticas sustentáveis nas estufas.

Por isso, a edição da The Brazil Conference & Expo 2024 investirá em soluções inovadoras para a indústria de FFLV (Frutas, Flores, Legumes e Verduras), incluindo debates e rodadas de negócios, que facilitarão tomadas de decisão que podem proporcionar mais produtividade e oferta ao mercado nacional e internacional. “O setor de FLV no Brasil está em um momento de transformação, com um aumento significativo no consumo interno e potencial para expandir suas exportações”, ressalta Valeska Oliveira, Country Manager da IFPA e Head de Produtos na Francal, que complementa: “acredito que com investimentos em tecnologia, soluções sustentáveis, P&D e conexões interpessoais podemos alavancar a nossa oferta interna e externa, e assim ter a oportunidade de consolidar o Brasil como um líder global na produção e exportação desses itens”, frisa.

Oportunidade de expansão

O Brasil exportou mais de US$ 1,2 bilhão em frutas em 2023, um aumento de 26,73% em relação ao ano anterior. O volume exportado também foi ampliado, alcançando 1,06 milhão de toneladas, o que resultou em 6% de crescimento. No último ano, mangas, limões e limas, melões, uvas e melancias lideraram o segmento de produtos frescos exportados.

A probabilidade do aumento de produção de cultivos como estes no país é apontada no estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33”, realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Com o aumento da demanda, aliado ao aumento de produção, podemos contribuir para a saúde da população e fortalecer a economia nacional”, afirma Valeska. A pesquisa projeta que a produção de alimentos frescos até 2032/2033 será maior. Melão (28,7%), uva (16,3%), manga (22,9%) e maçã (21,3%) estão no topo da lista.

Ingressos

Os ingressos estão disponíveis no site do evento, com opções para a experiência completa na 8ª The Brazil Conference & Expo ou apenas visita à exposição. Associados IFPA possuem 50% de desconto e profissionais de supermercados e cadeias food service podem realizar a inscrição para a todas as atrações do evento gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail visitantes@francal.com.br ou pelo telefone (11) 2226-3100.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sebrae reúne todos estados na primeira edição da Fruit Attraction no Brasil

Iniciativa espera aproveitar evento para promover negócios de micro e pequenas empresas brasileiras que atuam no mercado de frutas e verduras.

Brasileira Spark integra rede global Esomar desde 2018

Especializada no desenvolvimento de estudos para o agronegócio, a empresa Spark Inteligência Estratégica integra há dois anos à rede corporativa mundial Esomar.

Propagação e formação do pomar

A framboeseira pode ser propagar pelo método da estaquia e micropropagação.

Técnicas de manejo da indução floral da gravioleira

As flores podem surgir diretamente dos ramos de um ano de idade e, também, dos brotos em início de desenvolvimento, que emergem a partir destes mesmos ramos outonados. Em uma mesma gema podem surgir flores e novos ramos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797