24.9 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesInovação no plantio

Inovação no plantio

Atualmente, o termo “plantabilidade” tem sido amplamente difundido no mercado e cada vez mais estudado. Essa técnica consiste em distribuir as sementes de maneira correta longitudinalmente equidistante, onde o espaçamento entre sementes e a profundidade de deposição seja o mais homogêneo possível, correlacionando também a deposição de fertilizantes.

Na busca por atingir altos patamares de produtividade, é essencial realizar as manutenções corretivas periódicas. Por exemplo, uma plantadeira pode ter mais de 35 pontos de manutenção e mais outros 9 pontos de regulagem, um processo executado de forma manual e demorada.

Com isso, surgem tecnologias de plantio para aprimorar os processos de regulagem nas plantadeiras, trazendo sistemas inovadores que facilitam o dia a dia, geram mais eficiência e assertividade no plantio e impactam positivamente a plantabilidade. Afinal, é nesse momento que se define se vamos obter uma boa colheita ou não.

A J.Assy é um ótimo exemplo de empresa especialista no desenvolvimento dessas tecnologias que tornam o plantio mais prático e preciso. A empresa brasileira, com sede em Caldas Novas e Centros de Pesquisa & Desenvolvimento em São Paulo e Curitiba, contabiliza mais de 120 patentes no Brasil e também no exterior. Seu portfólio extenso de produtos inclui sensores, dosadores e discos de plantio, a maioria com tecnologias e funcionalidades exclusivas no mercado.  

Na edição deste ano da Agrishow, maior feira de tecnologia da América Latina, a empresa apresentou ao mercado seis novas tecnologias dedicadas ao plantio. Trata-se de um pacote tecnológico para ajudar em toda operação do plantio, desde regulagens até precisão e gestão do plantio. Os seis lançamentos são:

Selenium Neo: único dosador pneumático do mercado com a tecnologia de dois motores sincronizados, um para o controle preciso do disco dosador de sementes, e outro para controle da esteira condutora. Isso possibilita o ajuste ideal na dosagem da esteira de plantio em alta ou baixa velocidade. Nesse sistema, a semente é conduzida desde o disco até a deposição no solo através da esteira, garantindo a melhor plantabilidade em velocidades de até 16 km/h.

Imagem 1: Dosador Selenium Neo / Divulgação

Level: tecnologia de controle de força hidráulica da linha de plantio, onde é retirado a regulagem por molas convencionais, junto com o sensor de carga instalado é possível identificar a dureza do solo e regular a pressão da linha automaticamente, pensada para a realidade brasileira. A partir do índice de flutuação de linha, garante uma perfeita uniformidade de profundidade e emergência de plantas linha a linha, fazendo que todas as plantas germinem iguais.

Imagem 2. Sistema de controle de força da linha de plantio, Level.

Commander: solução inteligente que realiza o controle de seção hidráulica. A tecnologia 100% ISOBUS, com comunicação totalmente sem fio, integrada com as tecnologias J. Assy, possibilita o controle da aplicação de adubo e semente com corte de seção e taxa variável na aplicação dos produtos por mapa de prescrição.

Imagem 3. Controlador Hidráulico Commander.

Os sensores sem fios Visum Seeder RF e Visum Airflow são produtos desenvolvidos para o mercado Norte Americano, o primeiro foi projetado para identificar as variações do insumo entre linhas em semeadoras AirDrills, já o segundo sensor de fertilizantes granulares em equipamentos Airbooms.

Imagem 4. Sensores de monitoramento Visum Seeder RF e Airflow.

E por fim, a SMART ECU, módulo inteligente que permite a integração das tecnologias da J.Assy, reduzindo módulos e cabos na plantadeira, além de garantir um suporte único de pós-venda para os clientes.

Imagem 4. Módulo Principal SMART ECU.

Todas essas tecnologias em conjunto tornam o processo do plantio mais preciso e ágil, reduzindo as regulagens manuais e os erros operacionais no plantio, elevando a produtividade.

João Santos
Supervisor de Marketing de Produtos
Engenheiro Agrícola, Especialista em Marketing e Vendas e Gestão de Projetos

ARTIGOS RELACIONADOS

A importância de escolher bem o porta-enxerto

AutoresRhaiana Oliveira de Aviz rhaianaoliveiradeaviz@gmail.com Graduandas em Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Luciana da Silva Borges Doutora, professora – UFRA e...

Estudo constata que Japão é o maior usuário de defensivo agrícola

Ao contrário de diversas notícias informando que o Brasil é o maior consumidor de defensivo agrícola, um recente estudo feito pela Unesp de Botucatu, baseado em dados...

Respostas do milho à adubação nitrogenada

Do ponto de vista agrotecnológico, a cultura do milho vem sofrendo várias transformações. Dentre estas estão incluídas, principalmente, melhorias das características agronômicas e de práticas de manejo que, no conjunto e adequadamente combinadas, têm propiciado aumento da produtividade e obtenção de excelentes resultados financeiros para os produtores que utilizam esses recursos.

Manejo da soja orgânica

Com a crescente consciência ecológica e busca por alimentos mais saudáveis, há uma expansão na produção e no consumo de produtos orgânicos na sociedade, que também aconteceu para a soja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!