Inseticida eficaz no controle da broca-da-cana terá resultados apresentados em evento sucroenergético de Ribeirão Preto

0
293
Divulgação

Cerca de dois anos depois de lançado, o inseticida Takumi®, do portfólio da Sipcam Nichino Brasil, vem conquistando seu espaço no tratamento dos canaviais frente a infestações da broca-da-cana (Diatraea saccharalis). Conforme especialistas, a tecnologia ancorada ao produto reduz de maneira representativa populações da broca-da-cana, ao mesmo tempo que impede a eclosão em escala de ovos que colocam a praga dentro do canavial.

De acordo com a Sipcam Nichino, o inseticida Takumi® será o tema central da presença da companhia em um evento técnico do setor sucroenergético, marcado para os dias 3 e 4 de agosto na paulista Ribeirão Preto.

Segundo a empresa, nas últimas safras há registro de períodos em que a broca-da-cana chegou a quase 70% das regiões produtoras de açúcar, etanol e energia.

“Na safra 2021-22, áreas comerciais e experimentais permitiram comprovar a ação rápida e eficaz de Takumi® sobre a broca-da-cana”, enfatiza Sérgio Camargo, engenheiro agrônomo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino. Conforme Camargo, o inseticida Takumi® tem como ingrediente ativo a Flubendiamida 222, e sua nova formulação e dose são adequadas para o controle da broca-da-cana.

Ele adianta também que estudos atrelados ao produto, liderados pela empresa e por pesquisadores do IAC e da Universidade de São Carlos, (UFSCar), indicaram que a Flubendiamida 222 reduziu de 10% para 1% a população da broca em canaviais estratégicos do setor sucroenergético. “Este desempenho é de duas a quatro vezes maior do que o do chamado tratamento do produtor.”

O agrônomo acrescenta que os mesmos estudos apontaram que o inseticida Takumi® impediu a eclosão de quase 50% de ovos da broca-da-cana encontrados no canavial de uma importante unidade produtora do setor sucroenergético. “O produto age rapidamente sobre a praga, logo após a aplicação, por ação de contato e/ou ingestão: a lagarta para de se alimentar e morre em até três dias.”

“Takumi® é seletivo aos inimigos naturais da broca-da-cana e ideal à prática do manejo de resistência dessa praga aos inseticidas. Mostra bom encaixe, ainda, nas estratégias do MIP ou manejo integrado de pragas, que combinam controle químico e controle biológico”, finaliza Sérgio Camargo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!