A Itograss, produtora de grama natural e líder no país, abre as portas do seu mais novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, localizado em Patrocínio Paulista (SP), durante evento realizado no dia 19 de abril. Para a ocasião, a empresa tem confirmada a presença de importantes pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais do setor, paisagistas e jardineiros, autoridades do poder público municipal, representantes de renomadas incorporadoras, além de presidentes e membros dos mais importantes clubes de futebol brasileiros, que possuem arenas com gramados padrão Fifa e são clientes da produtora.
O novo espaço tem uma relevância para o Brasil semelhante à das principais universidades da grama existentes na Flórida e na Geórgia, nos EUA, em termos de inovação e capacidade de favorecer para o crescimento do setor. Frente a este cenário, o objetivo do encontro é promover a todo o público uma experiência única no universo da grama, por meio de uma visitação pelas instalações e áreas de experimentos, que conta com mais de 300 variedades de 20 espécies nativas e exóticas de grama, além do Espaço Golf.
A imersão também visa ser uma oportunidade para clientes, parceiros e pesquisadores conhecerem em primeira mão o compromisso da empresa com a parte técnica, que inclui a validação de novos negócios, dos cultivares, dos processos produtivos e melhoramentos genéticos das variedades de grama.
“Somos pioneiros no setor porque, desde 1975, nós nos responsabilizamos pelas mais importantes inovações no cultivo de grama nacional. Temos mais de 35 unidades de produção espalhadas pelo Brasil, que nos confere a capacidade de atender grande parte do país de forma ágil e eficiente, com nossos mais de dez tipos de gramas comercializadas atualmente em quatro formatos, atendendo a diversas necessidades e finalidades de nossos clientes”, explica Rodrigo Santos, Coordenador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Itograss.
Informações sobre o mercado de grama no Brasil
Estudos realizados pela Unesp, instituição que também desenvolve pesquisa com grama, apontam que o setor ganhou força e fez com que novas tecnologias chegassem ao Brasil e aumentassem as conquistas dos produtores.
A Itograss sempre foi líder e referência no segmento de gramados, com amplo reconhecimento no mercado de construção civil, paisagismo e jardinagem. Sua reputação se consolidou nacionalmente após fornecer gramados para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, eventos que destacaram a qualidade excepcional de seus produtos. Esse reconhecimento despertou um crescente interesse dos brasileiros por diferentes tipos de gramas, seja por questões estéticas ou por necessidades específicas. Percebendo essa tendência, similar ao que ocorreu nos Estados Unidos anos atrás, a Itograss intensificou seus investimentos em inovação, buscando oferecer o que há de mais avançado em gramados, através de novos estudos e tecnologias.
Tais investimentos, intensificados na última década, resultaram na introdução de diversas variedades no Brasil, principalmente devido ao mercado consumidor que passou a buscar novidades. “É nesse sentido, ou seja, de olho para o mercado que, em Patrocínio Paulista, queremos fazer do nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento um catalisador de avanços promissores para o futuro da gramicultura, marcando uma nova era de descobertas e colaboração no cenário nacional”, conclui Rodrigo Santos.