19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFenicafé: Engenheiro agrônomo destaca a importância do manejo da irrigação na cafeicultura

Fenicafé: Engenheiro agrônomo destaca a importância do manejo da irrigação na cafeicultura

Para o professor José Alves Jr, da UFG e Diretor Institucional da ABID, já não se admite mais uma lavoura irrigada sem nenhum tipo de manejo de Irrigação

Créditos Henrique Vieira

A irrigação é uma das últimas tecnologias a serem aplicadas para aumento de produtividade, e na sequência, o manejo da irrigação vem para coroar este sistema. “O cafeicultor que irriga, mas não faz o manejo correto da água é como se ele tivesse utilizando somente 50% do potencial da irrigação. A irrigação mesmo feita de forma errada, normalmente ainda dá uma resposta positiva, mas se feita corretamente, com certeza dará uma resposta ainda melhor ao produtor. Então, para atingir o máximo da sua eficiência produtiva é necessário fazer um projeto agronômico e hidráulico bem feito e depois partir para o manejo correto da irrigação. O que nada mais é, que colocar a água na hora certa, e na quantidade certa, conhecendo muito bem o cafeeiro”, explica o engenheiro agrônomo José Alves Júnior, que falou sobre “Manejo prático da Irrigação no cafeeiro: o que o cafeicultor precisa saber” durante o 25ª Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada – evento que faz parte da programação da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que acontece até a próxima quinta-feira(18) em Araguari, no Triângulo Mineiro. 

Segundo Alves Jr, existem várias metodologias para fazer manejo da irrigação. Estudos mostram que em média os produtores irrigam cerca de 20 a 30% a mais do que o necessário. Com métodos simples de manejo e esses índices podem cair para 10%, 5%, até 0%, onde não se errará mais. “Já não se admite mais lavouras irrigadas sem nenhum tipo de manejo. À medida que o irrigante vai colhendo os benefícios do manejo correto da água, certamente buscará incorporar tecnologias para errar cada vez menos até atingir a máxima eficiência de uso da água, e o máximo benefício que a irrigação pode oferecer”, completa. 

Hoje existem métodos simples de manejo, como medir apenas temperatura e chuva na propriedade. E também os mais avançados, vendidos por empresas especializadas, que apresentam informações em tempo real, possibilitando assim a melhor tomada de decisão. “Cabe ao cafeicultor conscientizar-se da sua necessidade e adotar o método que melhor se enquadre em sua propriedade. Com um manejo eficiente o produtor não só economiza água, como também traz inúmeros benefícios para a produtividade e competitividade, já que é isso que dá sustentabilidade para o setor”.

O especialista destaca também, o impacto de eventos como a Fenicafé para o setor cafeeiro. “Feiras como esta são de extrema importância tanto para as empresas apresentarem seus produtos e tecnologias, quanto para os especialistas apresentarem suas experiências, mostrando os benefícios ao produtor com dados científicos referente à anos de estudos e pesquisas”. 

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a C3 Consultoria, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

ARTIGOS RELACIONADOS

O segredo para o sucesso é a persistência, garante CEO da Kapeh na Fenicafé 2024

Vanessa Vilela participou do workshop "Sucesso no café em novas perspectivas: Empreendedorismo e Inovação

Fenicafé abordou o tema “ É tempo de irrigar com consciência“

Visitantes de diversas regiões cafeeiras do país participaram do maior evento da cafeicultura irrigada do País A Fenicafé (Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura), realizada...

Fenicafé será de 28 a 31 de março em Araguari

Maior feira da cafeicultura irrigada do país acontece todos os anos em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Mulheres na cafeicultura realizam a abertura da Fenicafé

Maior evento da cafeicultura irrigada do país reúne a força feminina no agronegócio café no primeiro dia do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!