32.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesLignum Latin America, a feira da cadeia produtiva da madeira

Lignum Latin America, a feira da cadeia produtiva da madeira

Divulgação

Impossível imaginar nossa vida sem a madeira. A matéria-prima está em diversos momentos do nosso dia a dia. Nos móveis, nas portas, nos pisos. A madeira é usada como combustível em processos diversos, como a secagem de grãos, na indústria siderúrgica, no aquecimento de granjas. Ou para o preparo de alimentos, com lenha ou carvão. Isso sem falar no papel e papelão das embalagens, caixas, papel higiênico…

Para tudo isso, o Brasil tem hoje cerca de 10 milhões de hectares (Ibá 2023) com árvores plantadas exclusivamente para fins industriais, principalmente pinus e eucalipto.

É uma verdadeira lavoura de árvores, que são colhidas em um processo altamente tecnológico e de acordo com manejo adequado, dentro de padrões internacionais de certificações ambientais.

Na indústria, são diversas atividades para que a madeira se transforme no produto final usado por nós. Além do transporte e toda a logística, ela é serrada, tratada, picada, compactada, colada… são inúmeros processos que acontecem, dependendo da finalidade.

O Paraná tem tradição no uso da madeira. O estado também é um dos principais produtores de madeira de pinus. São mais de 700 mil hectares (Apre 2023).

Na semana que vem, dias 17, 18 e 19 de setembro, todo este universo estará reunido no Expotrade Convention Center, em Pinhais, para a 5ª edição da Lignum Latin America. São 165 expositores que levarão as novidades do setor, desde o plantio de mudas até os equipamentos e softwares mais modernos para os processos com madeira.

A feira acontece dentro da Semana Internacional da Madeira, que conta com eventos técnicos sobre temas específicos. As inscrições para a feira Lignum Latin America são gratuitas se feitas até domingo (15) pelo site do evento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pinus por segundo

Bloco de pinus representa a produtividade das florestas catarinenses O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Mário Dobner Jr. teve uma ideia...

Pesquisa estabelece controle biológico para principal praga exótica do eucalipto

O Brasil conta agora com uma forma de controle biológico para o percevejo-bronzeado, Thaumastocoris peregrinus, praga de origem australiana que causa prejuízos aos plantios de eucalipto. Esse percevejo está presente em todo o território brasileiro, causando problemas especialmente no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Cachaça “Made in Brasil”

Reconhecida como bebida nacional do Brasil por decreto federal, destilado da cana produzido em alambiques ganha espaço no mercado internacional   Reportagem Walace Torres Edição e Fotos...

Sul de Minas é destaque na produção de mandioquinha-salsa

Lavouras brasileiras de mandioquinha-salsa ocupam uma área equivalente a 15 mil hectares e movimentam cerca de R$ 2 bilhões anuais   As lavouras brasileiras de mandioquinha-salsa...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797