A inovação tecnológica faz parte do dia a dia da LS Tractor, fabricante sul coreana de tratores. E isto pode ser visto em todos os modelos que ela produz. Por conta deste espírito inovador a empresa decidiu entrar em um mercado que tem demonstrado forte crescimento na agricultura, o de aplicação de defensivos agrícolas por Drones. “A LS Tractor vem se posicionando no mercado oferecendo tecnologias de alto impacto, embarcadas em seus tratores, principalmente nos modelos da média e baixa potência, para a mecanização da agricultura familiar e empresarial”, afirma o Vice-presidente da Companhia, André Rorato. E agora, para se consolidar com este objetivo estratégico, chega no Agrishow 2022 para apresentar, em primeira mão no Brasil, seus dois modelos de Drones agrícolas, LS P100 e o LS V40.
Conforme Rorato, os dois modelos trazem o excelente desempenho de sua geração, otimizado e aprimorado através de operações agrícolas comerciais em mais de 3 milhões de hectares e 50 tipos diferentes de culturas. “Com um UAS Agrícola (Unidade Aérea Não Tripulada) estamos oferecendo ao produtor um equipamento com vôo altamente estável e totalmente autônomo para pulverização de precisão”, esclarece o Vice-presidente. Os drones incorporaram uma nova estrutura com maior durabilidade e um sistema de controle de navegação e prevenção de obstáculos Visual XCOPE, o resultado é uma excelente adaptabilidade topográfica.
O sistema de navegação suporta o modo de vôo CLOUD RTK e atravésdos sensores infravermelhos que integram o sistema de vôo, permite operações agrícolas de alta precisão, possibilitando executá-las inclusive a noite. “Esse diferencial potencializa ao máximo o tempo de vôo durante a janela de trabalho”, garante Rorato. Com design industrial avançado, construção modular e estrutura composta por fibra de carbono e liga de alumínio, é resistente à poeira e à água e por isto oferece possibilidades inovadoras de utilização para diversos tipos de cultivo. O vice-presidente descreve o LS P100 e o LS V40possuem excelente desempenho operacional – 22 ha/hora e 17 ha/h – e capacidade de decolagem até 40 (P100) e 16 litros (V40). “A LS está trazendo para o agricultor uma nova opção de tecnologia, olhando para o futuro da mecanização agrícola no Brasil”, finaliza o executivo.
A Empresa
Maior fabricante de tratores da Coréia do Sul, a LS Tractor, empresa do Grupo LS Mtron, 13º maior grupo empresarial do país asiático, e que tem origem no grupo eletroeletrônico LG, é uma empresa que está presente, nos cinco continentes com fábricas e escritórios. Anualmente fabrica cerca de 50 mil tratores. Nas suas principais unidades fabris produz seis séries de tratores que vão de 25 a 145 cv, para atuar em mercados como da fruticultura, café, horticultura e lavouras de grãos. A sua unidade brasileira, a única fora da Ásia, está estruturada para produzir cerca de 5 mil tratores ano e serve como um hub comercial para atender não só ao Brasil, mas para exportação a toda a América Latina, o México, parte oeste da África e as Filipinas. Em todos estes lugares já há distribuidores nomeados. Atualmente a LS Tractor possui, no Brasil, cerca de 60 lojas, entre matrizes e filiais.