O maior evento do agro de Mato Grosso do Sul, será realizado de 16 a 18 de janeiro, com participação de 100 expositores e a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento
Demonstrar, transferir, difundir e discutir as principais inovações tecnológicas para a diversificação da agropecuária de Mato Grosso do Sul, levando a vanguarda do conhecimento científico, assim como novos produtos, processos e serviços, para os produtores rurais, profissionais da assistência técnica e pesquisadores. Esse é o objetivo do Showtec 2019, o maior evento do agro de Mato Grosso do Sul, que será realizado de 16 a 18 de janeiro.
O Showtec reunirá as maiores empresas e os lançamentos mais importantes para o agro nacional. Os grandes desafios do Agro do Mato Grosso do Sul serão discutidos em formato de painéis por pesquisadores renomados. Demonstrações das técnicas de plantio e manejo serão realizados em formas de guias práticos a campo.
Um dos destaques da programação técnica do evento será a palestra ministrada por Paulo Hermann, membro da Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e presidente da John Deere no Brasil, empresa focada em máquinas e implementos agrícolas. Por meio de sua palestra, os participantes poderão conhecer mais sobre o cenário de transformação tecnológica vivido atualmente pelo agronegócio e a importância das inovações para a evolução e o aumento de produtividade no setor.
Os visitantes da feira também terão a oportunidade de conhecer o Guia Prático para Altas Produtividades, uma estação para apresentação prática de tecnologias de manejo de solo, proteção de plantas e fitotecnia. No espaço serão instalados trabalhos sobre a influência do tamanho da semente no potencial produtivo da lavoura de soja, uso de reguladores de crescimentos na cultura da soja, efeito da época de dessecação pré-colheita sobre o rendimento da lavoura, controle biológico de pragas na soja e no milho, momentos de aplicação de fungicidas em soja, velocidade de plantio e sistemas de distribuição de sementes em soja e milho fitotoxidez de diferentes herbicidas.
Uma novidade será a trincheira com mais de 20 metros de comprimento, onde serão demonstrados aspectos físicos, químicos e biológicos do solo por pesquisadores renomados em suas áreas.
Tradicional
Mais de 100 empresas estarão expondo seus serviços/produtos, mostras de tecnologias, maquinários agrícolas, painéis e espaços para realização de negócios. Conhecida por sua tradição, o Showtec é um evento anual.
Neste ano, a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento”. O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, destaca que os trabalhos realizados pela instituição, pautados em demanda e difusão. “Com as demandas, buscamos soluções para os problemas encontrados pelos produtores, por meio de nosso Conselho Técnico Científico. E com a difusão, devolvemos ao produtor a informação gerada pelo trabalho de pesquisa. O Showtec é uma dessas ferramentas de difusão de tecnologias”, afirma.
Assim como nas edições anteriores, o protagonismo juvenil vem à tona por meio do Encontro de Jovens da Agropecuária. Desta vez, o assunto discutido será: “Fatos e Fakes do Empreendedorismo”. A ideia é estimular os participantes a despertarem características empreendedoras, encorajando-os na atuação local e a favor do agro.
Temas como o uso de drones no agronegócio, sucessão familiar e a gestão da propriedade rural serão discutidos. Haverá uma vitrine de tecnologias hortifrúti, instalada pela Fundação MS em parceria com o Senar/MS para expor os materiais disponíveis no mercado que favoreçam a produção de hortaliças.
A Embrapa também levará temas pertinentes ao agro, entre eles: o manejo das pastagens na pecuária eficiente, previsão de geada para o milho safrinha 2019, aplicativo Guia Clima e escolha inteligente da forrageira a cultivar. Haverá, ainda, mostras permanentes de tecnologias, com temáticas voltadas para o manejo, controle biológico, monitoramento, ferramentas para gestão da pecuária, entre outros itens.