O IV Simpósio Brasileiro e II Encontro Paranaense das Pitayas, ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2025, das 8h às 18h, na cidade de Maringá, Paraná. O evento será no Centro de Eventos Bondam, localizado no Parque do Japão, um espaço elegante com uma vista deslumbrante para o lago e os jardins.
Com a finalidade de aproximar produtores de Pitaya de diversas partes do país, o simpósio visa estimular o progresso do cultivo através da disseminação de informações técnicas e científicas. O compartilhamento de vivências entre produtores de diferentes regiões é um dos fatores fundamentais para o avanço das tecnologias aplicadas ao cultivo da fruta.
Desde que chegou ao Brasil, na década de 1980, vinda do México e da América Central, a Pitaya se consolidou como um importante elemento com crescimento de dois dígitos a cada ano no agronegócio nacional. O aumento da procura por alimentos saudáveis e diferenciados favoreceu a expansão do cultivo da Pitaya no país, aumentando a demanda e conquistando o espaço no mercado externo na Europa, América do Norte e na Ásia.
Este encontro representa uma oportunidade de trocar conhecimentos, aprimorar técnicas e fortalecer a rede de produtores. Reunindo os principais especialistas do setor, a iniciativa reforça a importância da cultura da Pitaya no Brasil e sua crescente relevância global.
Na programação serão realizadas diversas palestras, começando no dia 21, sobre Mix de plantas de cobertura de solo, Governança Ambiental, Social e Coorporativa como Prática na cadeia da Pitaya, Formas Diversificadas de Aproveitamento Integral da fruta, Fertilização do cultivo, Manejo de Pragas e Doenças, Uso de Biológicos para Controle de Pragas e Doenças, Soluções Sustentáveis para Reduzir o Estresse Solar na Cultura de Pitayas.
Já no segundo dia de Simpósio, falaremos sobre os Benefícios do uso de drones agrícolas na cultura da Pitaya, Sistema de Produção da Pitaya: Como a Ciência e Tecnologia Moldam o Amanhã, Agro Turismo e Turismo Rural: Suas Diferenças e Oportunidades de Renda, Programa de Turismo Rural no Paraná, Cultivo de Pitaya: Cultivo do Futuro para a saúde Humana, prosperidade dos produtores e Resiliência Climática, Desenvolvimento da Pitaya no Paraná, Manejo de Irrigação em Pomares, Exportação de Pitayas, Pós-colheita e Qualidade de frutas, Pomar de Pitayas – Projeto que deu certo.
Finalizando o evento com chave de ouro, teremos a visita Técnica em área de Produção de Pitayas, teremos considerações Técnicas sobre a cultura da Pitaya Produzidas em Espaldeira, adensamento e Plantio da Variedade Palora.