Engenheira Agrônoma, Jéssica Barbosa
Nós já podemos dizer que a Sustentabilidade no meio dos negócios é a pauta do século, antes vista como uma simples obrigação a ser cumprida, agora as práticas sustentáveis além de tudo, se tornam ferramentas de marketing, com um público interessado e disposto a pagar por isso, continue a sua leitura para entender como funciona o Marketing Verde nas grandes indústrias.
O que é Marketing Verde?
O marketing verde, basicamente é uma estratégia de comunicação que objetiva valorizar todas as práticas e estratégicas que são exercidas ou executadas em uma determinada indústria ou corporação que são em conformidade ou em prol da sustentabilidade.
Os 04 pilares do Marketing Verde
Com a crescente preocupação frente aos desastres ambientais além da crescente preocupação de como são realizados os processos das grandes indústrias, da escassez dos recursos naturais entre outras, os consumidores, cada vez mais, estão a pressionar as grandes corporações para que sejam responsáveis social, econômica, culturalmente e claro, ambientalmente e são estes, justamente, os 4 pilares do Marketing Verde.
- Socialmente justa, com ética, respeito ao próximo, solidariedade e compreensão.
- Economicamente viável, buscando meios de crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.
- Culturalmente diversa, valorizando a diversidade, promovendo a igualdade para a criar relações de respeito com todos, sem discriminação.
- Ecologicamente correta, sem agressão à natureza, com respeito ao meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais e buscando um equilíbrio entre o que é retirado da natureza e o que é oferecido em troca.
Aplicação do Marketing Verde
Uma empresa pode ganhar de inúmeras formas quando falamos de Marketing verde, pois além de ter um nicho de público disposto a pagar por um produto ou serviço que tenha dentro de seus processos de produção estratégias em prol do meio ambiente, uma empresa sustentável atrai grandes investidores, pois é uma empresa que pensa a longo prazo, as estratégias de crescimento da mesma irão estar em conformidade com o meio ambiente, além de passar uma maior credibilidade, melhora a reputação de certos nichos, traz um grande diferencial competitivo, enaltece os valores da empresa, que pensa no coletivo e claro, de modo efetivo, um impacto significativo nos processos de produção, com redução de danos e um impacto extremamente positivo no meio ambiente.
Abaixo, vamos para alguns exemplos de como aplicar o marketing verde.
1. Diagnóstico do impacto ambiental do negócio
Sua empresa é realmente um dos exemplos de desenvolvimento sustentável? Essa é basicamente a primeira pergunta e a primeira avaliação que o time da empresa deve fazer e para isso, é necessário realizar um diagnóstico do impacto ambiental do seu negócio.
2. Reciclagem de materiais
O primeiro ponto é estimular a redução de plásticos (copos, canudos, descartáveis em geral), nesse ponto é preciso realizar uma campanha de conscientização na empresa, estimular os colaboradores a trazerem suas garrafinhas já é uma das formas iniciais de estimular a reciclagem.
3. Seleção de fornecedores sustentáveis
Se preocupar com todo o ciclo da indústria é fundamental, nesse ponto, é indispensável que a empresa mantenha o controle de seus fornecedores e de seus terceirizados, não adianta estar em uma evolução de processos dentro da empresa se você tem fornecedores que envolvidos em escândalos do mesmo segmento, isso pode ocasionar pra empresa passivos indiretos, diante disso é indispensável que a empresa mantenha toda a compliance do negócio.
4. Uso de fontes renováveis de energia
Um dos principais objetivos contra as mudanças climáticas deve ser acelerar a transição energética rumo à neutralidade climática, utilizando fontes de energia limpas, sustentáveis e com baixa ou nenhuma perda de biodiversidade.
5. Investimento em capacitação
Quando falamos de mudanças comportamentais, falamos de pessoas, e nesse ponto é indispensável que todos os colaboradores estejam devidamente alinhados como o mesmo objetivo, um exemplo disso, é que não adianta uma empresa investir na segregação dos resíduos se os colaboradores continuarem misturando mesmo tendo os coletores devidamente separados à disposição, logo é necessário que a empresa invista em campanhas de conscientização e formas de incentivo aos colaboradores.
O que é Greenwahing?
Greenwashing refere-se a práticas de marketing em que uma empresa ou organização tenta criar uma imagem falsa ou exagerada de responsabilidade ambiental, a fim de atrair consumidores que valorizam a sustentabilidade. O termo é uma combinação das palavras “green” (verde) e “whitewashing” (branqueamento), sugerindo uma tentativa de “branquear” ou “pintar de verde” uma imagem que pode não refletir completamente as práticas reais da empresa em relação à sustentabilidade.
No nosso próximo artigo, iremos relatar sobre os últimos escândalos envolvendo greenwashing e como se prevenir para que isso não ocorra.
Gostou do nosso conteúdo? Siga nossas redes sociais para não perder nenhuma atualização sobre a área que mais cresce no Agronegócio.