19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesOtimização da produção em citros: irrigação por gotejamento

Otimização da produção em citros: irrigação por gotejamento

O impacto da irrigação por gotejamento pode alavancar a produtividades em 60%.

Wagner Suavinha

O uso da irrigação por gotejamento tem sido um fator determinante para o sucesso das culturas de citros, tema explorado no quadro Momento Irrigação do canal Tempo & Dinheiro. Wagner Suavinha, especialista agronômico da Netafim, empresa pioneira e líder em irrigação por gotejamento, compartilhou informações relevantes sobre a aplicação dessa tecnologia específica nesse contexto.

Suavinha ressaltou que o Brasil é o segundo maior produtor de citros do mundo, com destaque para a produção de suco, sendo que três a cada cinco copos consumidos em todo o mundo são de suco brasileiro. Apesar disso, somente cerca de 35% dos pomares nas regiões produtoras de Citros no Brasil são irrigados, o que é conflitante com os inúmeros benefícios da irrigação para a cultura.

A redução da dependência climática é apenas um deles, que permite irrigar no momento ideal para planta, aplicando a quantidade necessária de água e nutrientes. Há também a possibilidade de se manejar a florada, para evitar temperaturas elevadas durante fases que são delicadas para o crescimento dos frutos, garantindo a eles maiores níveis de qualidade.

O especialista também apontou um levantamento do setor que indica uma diferença de aproximadamente 45% na quantidade de frutas entre pomares irrigados e não irrigados, com produtividades que atingem patamares até 60% maiores com a irrigação.

Wagner enfatizou a importância do gotejamento nesse contexto, sendo o método de irrigação preferido em mais de 90% das áreas de cultivo de citros, visto que esse sistema oferece uma melhor uniformidade de aplicação de água, otimiza o uso de recursos, além de permitir a introdução da fertirrigação, o que tem beneficiado o pegamento dos frutos e aumentado seu tamanho e sua qualidade, especialmente para o mercado in natura.

O episódio do Momento Irrigação, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=G9J2px5MhYg, fala sobre os avanços e a importância da irrigação por gotejamento nas culturas de citros, oferecendo informações valiosas para os produtores interessados nesse método de irrigação. Essa tecnologia tem se mostrado vital para a produtividade, rentabilidade e qualidade dos pomares de citros no Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

O sistema ideal para cultivar morangos

Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo e consultor técnico vermelhonatural@hotmail.com   Existem vários sistemas de produção de morango em semi-hidroponia ou hidroponia por gotejamento. Todos eles possuem vantagens e...

Nunhems®, marca de sementes de frutas e hortaliças da BASF, apresenta conceito produtivo Pingo Doce para melancia

O conceito de produção Pingo Doce traz para o mercado brasileiro a produção sustentável de melancia, com alta qualidade e valor agregado. O produto...

Você conhece o filme que utiliza?

Existem, com certeza, características gerais que todo filme deve apresentar, como resistência e durabilidade, refletir a radiação ultravioleta, ser transparente à energia luminosa para...

Melancia: ciclo completo de produção

A irrigação por gotejamento é uma solução eficiente para aumentar a produtividade da melancia, proporcionando um fornecimento preciso de água e nutrientes às plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!