28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMato Grosso promove evento sobre gestão florestal no Dia da Floresta

Mato Grosso promove evento sobre gestão florestal no Dia da Floresta

Divulgação

Uso sustentável da madeira nativa proveniente de manejo florestal será destacado durante a 5ª edição do Dia na Floresta. O evento promovido nos dias 20 e 21 de junho pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) com apoio do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) será realizado no município de Alta Floresta, localizado no norte mato-grossense, a 800 quilômetros de Cuiabá.
 
O Dia na Floresta é realizado com o objetivo de apresentar na prática e in loco como funciona o sistema produtivo das indústrias madeireiras de Mato Grosso. Durante o evento os participantes visitarão áreas de manejo florestal para conhecer essa técnica de conservação da vegetação nativa. Também será demonstrado o processo de colheita e transporte de árvores adultas, previamente selecionadas em consonância com a legislação ambiental. Por fim, serão detalhados os mecanismos de industrialização da madeira serrada e apresentados seus subprodutos, como deck, forro e lambril.  Empresários de Mato Grosso e Rondônia, além de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do governo de Mato Grosso, participarão do evento.

Atualmente as áreas de manejo florestal em propriedades privadas de Mato Grosso abrangem 5,2 milhões de hectares. Há potencial para expandir para 6 milhões (ha) manejados, contribuindo para a redução de emissões de gases poluentes e mitigação das mudanças climáticas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mudança no calendário da semeadura de soja MT

Durante três anos de pesquisa, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso ...

Pecuaristas de Mato Grosso devem registrar marca de fogo no Indea-MT

A medida consta na Portaria nº 214/2022 publicada pelo Indea-MT no mês de setembro. O registro da marca a fogo deve ser feito até o dia 30 de junho de 2023.

Mato Grosso é segundo maior produtor nacional de etanol

Estado consolida vice-liderança no ranking nacional com produção recorde de 5,72 bilhões de litros na safra 2023/24, alta de 32% sobre o período anterior.

Falta de vacina de brucelose preocupa produtores em Mato Grosso

A escassez de vacinas contra a brucelose tem causado grande preocupação entre os pecuaristas brasileiros, especialmente no estado de Mato Grosso. O Brasil necessita...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!