17.6 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBovinosPecuaristas de Mato Grosso devem registrar marca de fogo no Indea-MT

Pecuaristas de Mato Grosso devem registrar marca de fogo no Indea-MT

Imagem ilustrativa

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa aos pecuaristas de Mato Grosso sobre a obrigatoriedade de registro no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) da “marca a fogo” utilizada como forma de identificação do rebanho. A medida consta na Portaria nº 214/2022 publicada pelo Indea-MT no mês de setembro. O registro da marca a fogo deve ser feito até o dia 30 de junho de 2023.

A informação da marca a fogo constará na Guia de Trânsito Animal (GTA) e o produtor que não registrar sua marca será penalizado com o bloqueio da exploração pecuária.

Para efetuar o registro, o produtor rural deve apresentar ao Indea-MT o formulário preenchido e assinado, juntamente com a ferramenta de marca a fogo. O cadastro será feito apenas presencialmente pela necessidade de conferência e captura da marca conforme preconiza a portaria.

Quem não usa marcação a fogo, também deve ir até a unidade do Indea-MT e registrar a forma utilizada para identificar seus bovinos e bubalinos preenchendo a “Declaração da Não Utilização da Marca a Fogo” devidamente assinada.

O formulário para o Registro de Marca a Fogo e a Declaração da “Não Utilização da Marca a Fogo” estão disponíveis no site do Instituto, caso o produtor opte por realizar o preenchimento prévio, na aba Sanidade Animal – Cadastramento Pecuário.

O formulário preenchido e assinado será entregue ao servidor do Indea-MT que deve pressionar a ferramenta de marca a fogo sobre uma almofada própria para carimbos e imprimir o desenho da marca no local específico do formulário. Depois disso, o servidor vai inserir, por meio eletrônico, os dados da marca do produtor no sistema informatizado do Instituto.

Caso haja modificação da marca a fogo, o produtor também deve comunicar e atualizar o registro no Indea-MT. A marca será utilizada pelo Instituto para fins sanitários.

Dúvidas e informações entre em contato com o analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho, pelo número (65) 9 9915-8301 ou na unidade local do Indea-MT.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de pasto consorciado de gramíneas com leguminosas diminui impacto ambiental e eleva valor nutritivo

Uma pesquisa tem revelado que a associação de gramíneas com leguminosas gera uma alimentação mais nutritiva e diversificada para animais

Laborsan Agro fortalece sua presença em Mato Grosso

A Laborsan Agro, referência na área de tratamento de sementes e coloração de agroquímicos, fortaleceu nos últimos meses sua presença no importante estado de...

Cadeia de fornecimento de gado da Bom Futuro é rastreada

Empresa iniciou projeto para verificação socioambiental de fornecedores de gado para engorda em fevereiro de 2023

Cascudinho-da-soja tem aparecido muito nas lavouras de soja de Mato Grosso

Dentre as pragas que tiveram incidência considerável nas lavouras de Mato Grosso na safra 2021/22,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!