29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioAnimaisBovinosPecuaristas de Mato Grosso devem registrar marca de fogo no Indea-MT

Pecuaristas de Mato Grosso devem registrar marca de fogo no Indea-MT

Imagem ilustrativa

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa aos pecuaristas de Mato Grosso sobre a obrigatoriedade de registro no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) da “marca a fogo” utilizada como forma de identificação do rebanho. A medida consta na Portaria nº 214/2022 publicada pelo Indea-MT no mês de setembro. O registro da marca a fogo deve ser feito até o dia 30 de junho de 2023.

A informação da marca a fogo constará na Guia de Trânsito Animal (GTA) e o produtor que não registrar sua marca será penalizado com o bloqueio da exploração pecuária.

Para efetuar o registro, o produtor rural deve apresentar ao Indea-MT o formulário preenchido e assinado, juntamente com a ferramenta de marca a fogo. O cadastro será feito apenas presencialmente pela necessidade de conferência e captura da marca conforme preconiza a portaria.

Quem não usa marcação a fogo, também deve ir até a unidade do Indea-MT e registrar a forma utilizada para identificar seus bovinos e bubalinos preenchendo a “Declaração da Não Utilização da Marca a Fogo” devidamente assinada.

O formulário para o Registro de Marca a Fogo e a Declaração da “Não Utilização da Marca a Fogo” estão disponíveis no site do Instituto, caso o produtor opte por realizar o preenchimento prévio, na aba Sanidade Animal – Cadastramento Pecuário.

O formulário preenchido e assinado será entregue ao servidor do Indea-MT que deve pressionar a ferramenta de marca a fogo sobre uma almofada própria para carimbos e imprimir o desenho da marca no local específico do formulário. Depois disso, o servidor vai inserir, por meio eletrônico, os dados da marca do produtor no sistema informatizado do Instituto.

Caso haja modificação da marca a fogo, o produtor também deve comunicar e atualizar o registro no Indea-MT. A marca será utilizada pelo Instituto para fins sanitários.

Dúvidas e informações entre em contato com o analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho, pelo número (65) 9 9915-8301 ou na unidade local do Indea-MT.

ARTIGOS RELACIONADOS

Congresso Andav 2022 apresenta Fórum sobre Distribuição de Insumos para Pecuária

Os congressistas terão a oportunidade de conhecer a avaliação de especialistas sobre o tema central e os principais assuntos relacionados à distribuição agropecuária

Manejo de pastagem e suplementação adequada garantem maior eficiência produtiva e de gestão na pecuária

Entender o momento certo de realizar a colheita da pastagem para o consumo dos animais é imprescindível para o sucesso na atividade

MT atinge recorde histórico no abate de bovinos no 1º trimestre

Analista técnico do Imac destaca aumento no abate de fêmeas e a expectativa ao longo do ano

Como a nutrição adequada pode reduzir a emissão de metano

Durante a COP 26, 103 países assinaram um compromisso global que visa diminuir a emissão de metano em 30% até 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!