18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Medidas preventivas são fundamentais para evitar doenças na hidroponia

Medidas preventivas são fundamentais para evitar doenças na hidroponia

Fotos Nature Hidroponia
Fotos Nature Hidroponia

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio líquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada, por exemplo).

Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus, por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia.

Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a fertirrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral, esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte.

Foto 02

Vantagens e desvantagens

A hidroponia apresenta resultados satisfatórios aos produtores, devido a uma maior produtividade se comparado aos sistemas tradicionais, o que se deve a múltiplos fatores, tais como: o aumento da proteção da cultura a fitopatógenos (quando aliado ao emprego do cultivo protegido), consequente diminuição no uso de agrotóxicos, uso racional da água, podendo ser 70% mais econômico do que outros sistemas, diminuição no uso de insumos e possibilidade de plantio fora de época.

Possui como principal desvantagem o alto custo de implantação, devido à necessidade de bancadas, mesas, sistemas hidráulicos, elétricos, geradores de energia e construção de estruturas, no caso do emprego do cultivo protegido. Eventuais falhas, em alguma das partes desta infraestrutura, podem representar grandes perdas na produção, já que o sistema depende do bom funcionamento destes fatores, e por esta razão se faz necessário a constante manutenção do sistema.

Solução nutritiva

A solução nutritiva é o fator de maior relevância na hidroponia. Seu manejo correto refletirá em um bom desenvolvimento da cultura. Portanto, deverá ser preparada de modo que supra todas as exigências nutricionais do vegetal.

Estas exigências variam conforme a planta e são formuladas de acordo com estudos de nutrição, que levam em consideração a espécie, o estágio de crescimento, temperatura e intensidade da luz. Por esta razão é necessário um apoio técnico aos iniciantes, para a formulação específica. Devem ser utilizados sais fertilizantes de fácil dissolubilidade em água sob a forma de macro e micronutrientes.

 A Nature Hidroponia adota manejo adequado e controle biológico - Fotos Nature Hidroponia
A Nature Hidroponia adota manejo adequado e controle biológico – Fotos Nature Hidroponia

Pragas e doenças

No cultivo hidropônico, assim como nos tradicionais, Mauricio Caldeira Pimentel, produtor hidropônico há 17 anos, alerta que também ocorrem ataques de pragas e doenças, porém, com menor intensidade.

Entre as principais doenças estão o Pythium, que ataca as raízes das plantas e encontra na água o local perfeito para o seu desenvolvimento. Fatores como a proximidade das plantas, facilidade de propagação dada pela constante circulação da solução e temperatura, contribuem para sua disseminação no cultivo.

 A hidroponia requer constante monitoramento e entre as boas práticas para o bom manejo estão:

ð Manter boa a qualidade da água utilizada na solução nutritiva, que deve estar sempre limpa e livre de impurezas físicas e biológicas. Também é importante manter o nível do reservatório, que tende a diminuir com o desenvolvimento das plantas;

ð Manter o pH da solução na faixa ideal (aproximadamente 06). Para maior absorção dos nutrientes é preciso medir o pH da solução nutritiva com frequência, pois as plantas não conseguem sobreviver com pH menor que 3,5;

ð Controlar o índice de condutividade elétrica da solução. Este fator é tão importante quanto o pH, e utilizado para estimar as concentrações de sais na solução. As medidas ideais variam entre 1,5 a 3,5 miliSiemens/cm. Valores maiores podem ser prejudiciais à planta;

ð Controlar a temperatura, que deve ficar na faixa dos 18 aos 24ºC. O aumento da temperatura pode levar a incidência de Pythium e outras doenças. A temperatura está relacionada com a diminuição do ponto de saturação do oxigênio, que também afeta o crescimento radicular;

ð Realizar a limpeza periódica dos tanques e canais por onde percorre a solução nutritiva é fundamental, pois com o desenvolvimento da planta ocorre a formação de algas, que também é propiciada pela entrada de luz nos canais (perfis), sendo recomendado o escurecimento do ambiente, reservatório e calhas, ou a utilização de materiais de cor escura. É indicada a realização da limpeza do reservatório e perfis durante a troca da solução nutritiva do sistema;

ð É importante que haja controle e restrição das pessoas que circulam nas estufas de cultivos hidropônicos, para que não ocasione um aumento de contaminações e entrada de insetos.

Retorno

A hidroponia se mostra uma prática eficiente e de alta rentabilidade, com expectativa de retorno financeiro de médio e longo prazo, dependendo do tamanho da estrutura instalada.

Mauricio Caldeira afirma que a técnica permite o cultivo tanto em pequenas áreas, como por exemplo, em centros urbanos, como em grandes áreas de produção, se tornando uma importante via econômica para os produtores.

Para a viabilidade comercial desta atividade é importante seguir criteriosamente as recomendações de boas práticas, e ter o acompanhamento de um técnico qualificado para obtenção de bons resultados produtivos e lucrativos.

“Hoje a Nature Hidroponia, por adotar uma postura sócio ambiental ativa, apesar dos custos serem praticamente os mesmos, optasempre pelo manejo adequado e controle biológico, e particularmente vemos excelentes resultados, desde a qualidade do produto final ao compromisso ambiental que a empresa adota“, conclui.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Medidas preventivas são fundamentais para evitar doenças na hidroponia