27.7 C
São Paulo
quinta-feira, maio 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Mercado Mercado impulsiona comércio exterior: o que saber antes de importar

Mercado impulsiona comércio exterior: o que saber antes de importar

Soja – Créditos: shurtterstock

O atual momento da economia tem feito as operações de comércio exterior baterem recordes. Além das exportações de produtos, as empresas passam a olhar também para o cenário das importações. Dados do governo federal apontam, de janeiro a outubro, uma alta de mais de 38% na modalidade em comparação com 2020, sendo que a soma das importações chegou a US$ 177,3 bilhões.

Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa de assessoria em comércio exterior, esse cenário mostra uma retomada em alguns setores da economia. “A renovação de estoques e compra de matéria-prima para algumas produções são os dois fatores que mais impulsionam o aumento das importações. Isso mostra que já temos uma movimentação maior acontecendo no mercado nacional”, explica.

Apesar da falta de contêineres representar um desafio atual para a logística internacional, muitas empresas enxergam no comércio exterior a saída para continuarem operando. Diante disso, Pizzamiglio listou os principais pontos de atenção antes de importar. Confira!

Conferir a situação da empresa
Pode parecer algo simples e óbvio, mas muitas empresas já encontram problemas antes mesmo de começar o processo de importação devido a situação da companhia. Sendo assim, é primordial que o primeiro passo seja entender sobre a regularização do CNPJ antes de dar início a qualquer coisa.

Entender impostos e documentação
O processo de comércio exterior não faz parte da rotina de uma boa parte das empresas e, especialmente, para quem quer começar a importar, é fundamental ter atenção aos impostos e documentações necessárias para seguir. “Essa é a parte mais delicada do processo e que vai fazer com que a empresa faça toda a operação de acordo com a legalidade e sem correr riscos”, pontua o executivo.

Traçar um planejamento
Realizar importações, muitas vezes, pode significar escalabilidade para um negócio. Mas, a organização desse projeto é fator importante para que esse crescimento aconteça de forma sustentável. Por isso, fazer um planejamento para todo o processo é fundamental.

Buscar por fornecedores internacional
Essa é uma fase crucial para que o processo dê certo: a busca por fornecedores. E se engana quem pensa que o passo importante é apenas encontrar essas empresas. Saber detalhes sobre a companhia é fundamental, afinal, esse será um parceiro estratégico de negócios.

Prezar por uma assessoria
Fazer todo o trâmite de comércio exterior pode ser um desafio, por mais que traga impactos positivos para o negócio. Por isso, ter um parceiro que te ajude pode ser ponto chave para o sucesso da operação. “Para algumas companhias que são menores, ter um setor interno que olhe somente para isso pode ser algo inviável e poder contar com um parceiro que ajude com as burocracias, permite que todos continuem voltados para o core business da empresa, que não pode parar”, finaliza.

Sobre a Efficienza

A Efficienza é uma empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional, a Efficienza se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional.

Inicio Mercado Mercado impulsiona comércio exterior: o que saber antes de importar