23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoMercado impulsiona comércio exterior: o que saber antes de importar

Mercado impulsiona comércio exterior: o que saber antes de importar

Soja – Créditos: shurtterstock

O atual momento da economia tem feito as operações de comércio exterior baterem recordes. Além das exportações de produtos, as empresas passam a olhar também para o cenário das importações. Dados do governo federal apontam, de janeiro a outubro, uma alta de mais de 38% na modalidade em comparação com 2020, sendo que a soma das importações chegou a US$ 177,3 bilhões.

Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa de assessoria em comércio exterior, esse cenário mostra uma retomada em alguns setores da economia. “A renovação de estoques e compra de matéria-prima para algumas produções são os dois fatores que mais impulsionam o aumento das importações. Isso mostra que já temos uma movimentação maior acontecendo no mercado nacional”, explica.

Apesar da falta de contêineres representar um desafio atual para a logística internacional, muitas empresas enxergam no comércio exterior a saída para continuarem operando. Diante disso, Pizzamiglio listou os principais pontos de atenção antes de importar. Confira!

Conferir a situação da empresa
Pode parecer algo simples e óbvio, mas muitas empresas já encontram problemas antes mesmo de começar o processo de importação devido a situação da companhia. Sendo assim, é primordial que o primeiro passo seja entender sobre a regularização do CNPJ antes de dar início a qualquer coisa.

Entender impostos e documentação
O processo de comércio exterior não faz parte da rotina de uma boa parte das empresas e, especialmente, para quem quer começar a importar, é fundamental ter atenção aos impostos e documentações necessárias para seguir. “Essa é a parte mais delicada do processo e que vai fazer com que a empresa faça toda a operação de acordo com a legalidade e sem correr riscos”, pontua o executivo.

Traçar um planejamento
Realizar importações, muitas vezes, pode significar escalabilidade para um negócio. Mas, a organização desse projeto é fator importante para que esse crescimento aconteça de forma sustentável. Por isso, fazer um planejamento para todo o processo é fundamental.

Buscar por fornecedores internacional
Essa é uma fase crucial para que o processo dê certo: a busca por fornecedores. E se engana quem pensa que o passo importante é apenas encontrar essas empresas. Saber detalhes sobre a companhia é fundamental, afinal, esse será um parceiro estratégico de negócios.

Prezar por uma assessoria
Fazer todo o trâmite de comércio exterior pode ser um desafio, por mais que traga impactos positivos para o negócio. Por isso, ter um parceiro que te ajude pode ser ponto chave para o sucesso da operação. “Para algumas companhias que são menores, ter um setor interno que olhe somente para isso pode ser algo inviável e poder contar com um parceiro que ajude com as burocracias, permite que todos continuem voltados para o core business da empresa, que não pode parar”, finaliza.

Sobre a Efficienza

A Efficienza é uma empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional, a Efficienza se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional.

ARTIGOS RELACIONADOS

Café: Semana começa com suporte em mercado travado

Semana começa com suporte em mercado travado e nova baixas nos estoques certificados.

Mercado exige híbridos de milho de alta qualidade

Se fizermos uma busca recente aos dados de produção sobre as principais culturas agrícolas ...

Exportações do agro têm volume recorde

As exportações do agronegócio brasileiro seguem demostrando excelente desempenho ao longo deste ano. Entre janeiro e setembro de 2020, o volume exportado pelo setor cresceu mais de 16% frente ao mesmo período de 2019, atingindo recorde da série histórica.

As incertezas econômicas do mercado da soja

Tendência de preços baixos para a oleaginosa, altos custos de produção e incertezas climáticas exigem que o produtor melhore a gestão de riscos do negócio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!