Minas chega a 74% do algodão colhido e confirma alta produtividade

0
72
Algodão – Crédito: Shutterstock

De acordo com os dados do setor Amipa Georreferenciamento e da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), Minas Gerais chega ao final de agosto com 74% do algodão colhido em área total de plantio de 36.577 hectares na safra 2019/20. Mais de 38% desse volume produzido foi beneficiado e liberado para comercialização.

Para o diretor executivo da Amipa, Lício Pena, a avaliação geral da safra 2019/20 é positiva, com índices de produtividade do algodão em caroço (4.425 kg/ha) e de algodão em pluma (1.770 kg/ha) melhores do que os registrados na safra passada, e bem competitivos dentro dos indicadores do agronegócio algodão do País.

“Na estimativa da Amipa, o volume de algodão em caroço vem se confirmando, desde as primeiras áreas em colheita, no patamar de 292 arrobas por hectare, índice superior ao da safra passada, 290 arrobas. É um número considerado muito bom, que nos coloca em segundo lugar no Brasil em termos de produtividade estadual”, informa Lício Pena.

Diante desse comparativo entre Estados, o diretor da Amipa destaca que Minas Gerais, por ser um Estado que apresenta tanto áreas de alta, média e baixa tecnologia, quanto de alta e baixa altitude, faz desse resultado médio de 292 arrobas/ha um indicador muito bom, que demonstra o esforço e o bom trabalho do produtor mineiro dentro das porteiras.

“Tivemos talhões de produtividade fantástica, acima de 400 arrobas/ha. São números que buscamos nessas áreas consideradas como modelo para avançarmos, de maneira que a produtividade média do Estado cresça a cada ano”, relata Lício Pena.

O Noroeste Mineiro tem se mantido como o maior produtor estadual de algodão, liderando também o indicador de produtividade de fibra, com maior volume de produção em municípios como Presidente Olegário, Unaí, São Gonçalo do Abaeté, Paracatu, Varjão de Minas, Buritis, Vazante, Lagoa Grande e Brasilândia.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.