A Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, participa, de 25 a 30 de agosto, da CIGRE Paris Session 2024, encontro da comunidade global que reúne profissionais de mais de 90 países e conta com mais de 1.250 membros, incluindo alguns dos principais especialistas do mundo no setor de energia. A empresa levará ao evento seu conhecimento relativo aos impactos das mudanças climáticas sobre o setor de transmissão de energia, apresentando o estudo “Caracterização Climática e Mudanças Históricas na Densidade e Intensidade dos Raios no Entorno da Linha de Transmissão 500 kV Bacabeira-Parnaíba”.
Desenvolvido pela Climatempo, em parceria com a concessionária de transmissão Argo Energia e o professor Rafael Alipio, pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), o trabalho consiste em uma análise histórica da ocorrência de raios e suas intensidades próximo à linha de transmissão da Argo, que vem registrando um aumento no número de ocorrências de desligamento de energia associadas a raios.
O estudo inclui ainda uma avaliação do desempenho da linha realizada por diferentes métodos de cálculos usando os dados das descargas elétricas, o que trouxe uma visão crítica em relação ao projeto inicial da linha, que está potencialmente defasada.
“Cada vez mais, o cruzamento de dados climáticos com informações de negócios está ajudando as empresas de energia – como as do segmento de transmissão –, ao fornecer insights que correlacionam eventos climáticos de interesse específico e seus efeitos na operação das redes. Desta forma, contribuímos para mitigar eventuais situações de interrupção no fornecimento de energia que afetam o Sistema Interligado Nacional (SIN)”, destaca Pedro Regoto, gerente técnico na Climatempo.
O CIGRE Paris Session 2024 acontece no Palais des Congrès, em Paris, na França. Mais informações estão disponíveis no site do evento.