24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 17, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosMulching - Plantas daninhas sob controle no cafeeiro

Mulching – Plantas daninhas sob controle no cafeeiro

Autor

Thales Barcelos Resende
Doutorando em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
thales_br@outlook.com

Crédito Dalyse Catanheira

A busca por tecnologias que ajudem o produtor a facilitar o manejo em suas lavouras é constante. Com isso, observou-se, na área de olericultura, a utilização de um filme plástico em canteiros para diminuir a incidência de plantas daninhas, e viu-se a oportunidade de utilizar esta tecnologia na cultura do café, pois as plantas daninhas são extremamente caras para se realizar o manejo nos primeiros anos pelo fato de o trabalho ser manual, com o auxílio de enxadas ou herbicidas.

O mulching consiste em um filme plástico que cobre a superfície do solo na linha de plantio. Sua eficiência está sendo estudada por diversos pesquisadores que acreditam na possibilidade de ficar do plantio até a primeira colheita sem realizar o controle de plantas daninhas na linha do café.

A redução da incidência de plantas daninhas quando se usa esta tecnologia é clara, pois ele forma uma barreira física que impede a emergência de algumas plantas, a chegada de luz necessária para a germinação de algumas sementes e ainda mantém o solo mais úmido, pelo fato de não deixar a água presente ali evaporar.

Pesquisas

Trabalho realizado na Universidade Federal de Lavras, envolvendo várias técnicas agronômicas para tentar mitigar o efeito da falta de água nas lavouras cafeeiras, envolveu a utilização da tecnologia do mulching, com resultados interessantes.

As avaliações de ocorrência de plantas daninhas nas linhas onde foi utilizada a tecnologia era quase nula, ou com pouca variação de espécies, facilitando o controle.

Quando não há concorrência da cultura com plantas daninhas, seu crescimento e desenvolvimento é maior pela ausência desta competição. Com isso, as primeiras produções também podem ser maiores, viabilizando a utilização desta tecnologia.

Alguns cuidados devem ser tomados com o filme plástico, pois quando mal manejado pode não trazer benefícios e onerar a atividade, aumentado os custos de produção. Um manejo primordial para o sucesso da tecnologia é evitar ao máximo rasgar o material, pois nos buracos abertos podem surgir plantas daninhas, tornando a tecnologia ineficiente.

Outro cuidado que deve ser tomado é com o planejamento de condução da lavoura, pois onde não se tem um sistema de fertirrigação, a adubação se torna um problema. Já no sistema de fertirrigação a utilização de mulching é perfeita, pois o principal gargalo é a adubação.

Quando se possui este sistema, a recomendação é a utilização de alguns tipos de fertilizantes mais tecnológicos, como aquele que possibilita realizar a adubação com apenas um parcelamento, já que será necessário levantar ao mulching para realizar a adubação. Portanto, se houver mais parcelamentos, não será viável.

Capim braquiária

Um manejo parecido com este filme plástico é a utilização de capim braquiária, que ao ser roçado e jogado na linha de plantio se tornará uma camada física que também impede a germinação de algumas plantas daninhas. Porém, o cuidado, neste caso, deve ser ainda maior, pois caso o capim chegue próximo demais da linha de plantio, ele se tornará um concorrente da cultura de interesse.

ARTIGOS RELACIONADOS

Videira australiana é solução contra ferrugem da soja

Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal - UNESP Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal - UNESP cvcorrea1509@gmail.com A Glycine tomentella (videira australiana) é...

De que adianta a banana ser bonita, se não tem nutrientes?

Todos já ouviram a recomendação de comer banana para evitar câimbras. Um dos minerais responsáveis que auxilia na prevenção dessa sensação dolorida é o potássio, nutriente...

Fertilizante inteligente promete ganhos econômicos

Eli Carlos de Oliveira Engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia elioliveira.agro@gmail.com Do tamanho de um grão de areia e coberto com polímero, o fertilizante inteligente funciona...

Bahia certifica como sustentável mais de 75% da produção de algodão nesta safra 2017/2018

A Bahia tem 75,69% % da sua produção de algodão certificada como sustentável pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) da Associação Baiana dos Produtores...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!