21.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 3, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiDe que adianta a banana ser bonita, se não tem nutrientes?

De que adianta a banana ser bonita, se não tem nutrientes?

Crédito Shutterstock

Todos já ouviram a recomendação de comer banana para evitar câimbras. Um dos minerais responsáveis que auxilia na prevenção dessa sensação dolorida é o potássio, nutriente presente em muitos alimentos e um dos principais componentes da célula humana.

Entretanto, o que pouca gente sabe é que as plantas também necessitam desse mineral, e quem o fornece é o solo. Este, por sua vez, é potencializado pela utilização de adubos, os chamados fertilizantes, sendo capazes de prover os nutrientes necessários para a planta e, consequentemente, fornecer um alimento saudável e de qualidade.

Essencial

Douglas Guelfi, doutor e professor do Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o potássio exerce uma função fundamental para a sobrevivência da planta. Ele participa da produção do amido, do açúcar e das proteínas, aumenta a resistência a doenças e proporciona o vigor, além de ser o responsável por transportar carboidratos das folhas para os frutos.

A carência de potássio acarreta frutos malformados e sem valor comercial. A adubação do potássio é feita via solo e deve ocorrer de maneira criteriosa, aplicando-se a dose correta, na época e local adequados.

Importante na agricultura, o potássio também é indispensável para a saúde humana. Entre os benefícios estão a ajuda na manutenção do ritmo cardíaco, no equilíbrio da quantidade de água no organismo, na regulação da pressão arterial, na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC), sem contar com a característica de ser um aliado dos músculos.

Por outro lado, os sintomas que indicam deficiência nesse quesito são a fraqueza muscular, fadiga, câimbras, alterações cardíacas, anorexia e apatia mental. “Além de benefícios gerais para toda a população, pessoas da terceira idade, que fazem uso frequente de diuréticos, têm como efeito colateral a eliminação de potássio. Por isso, esse grupo é extremamente beneficiado com o consumo de alimentos ricos em potássio e outros minerais”, afirma o cardiologista Daniel Magnoni.

Na quantidade certa

Existem muitos alimentos que são fonte de potássio e auxiliam na manutenção da quantidade ideal desse nutriente no corpo. Os principais protagonistas são os vegetais e as frutas frescas, tais como tomate, laranja, abacate, amêndoa, espinafre, banana, beterraba, brócolis, entre tantos outros. Recomenda-se ingerir de 2,5 a 3,5 gramas por dia.

 O desperdício de alimentos é também uma das grandes preocupações atuais. Nesse cenário, o trabalho em conjunto entre fertilizantes e potássio pode amenizar as consequências do problema. A adubação intensifica a capacidade do solo de fornecer nutrientes, entre eles o potássio, que ajuda a melhorar o aspecto visual e a resistência ao manuseio e estocagem, aumentando o tempo de preservação dos frutos e atrasando seu apodrecimento.

 O engenheiro agrônomo e florestal Valter Casarin, coordenador científico do Nutrientes para a Vida (NPV), acredita que a utilização de fertilizantes contendo potássio, juntamente com a informação para os consumidores, pode levar a um melhor aproveitamento dos alimentos e, consequentemente, diminuir o desperdício: “Precisamos pensar em comprar o necessário, e para isso é fundamental o planejamento no momento da compra. Saber reaproveitar os alimentos, ou mesmo partes deles, como a casca, por exemplo, e também como armazenar os alimentos para que eles permaneçam mais tempo saudáveis, são formas eficientes de reduzir o desperdício.  É nesse momento que nutrientes como o potássio fazem a diferença”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

População correta para obtenção de alta produção de cebola

Daniel Lucas Magalhães Machado Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - ICIAG-UFU danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Fitotecnia ernanelemes@yahoo.com.br Túlio Vieira Machado Engenheiro agrônomo e mestrando...

Neem – A arma contra lagartas do tomateiro

Janaina Marek Engenheira agrônoma, mestre e doutoranda em Produção Vegetal - Universidade Estadual do Centro-Oeste janainamarek@yahoo.com.br Edina Costa Delonzek Bióloga e mestranda em Produção Vegetal - Universidade Estadual...

Tombamento da cebolinha – Como evitar

  Leandro Luiz Marcuzzo Professor de Fitopatologia do Instituto Federal Catarinense - IFC/Campus Rio do Sul marcuzzo@ifc-riodosul.edu.br   Nas culturas que compõem o cheiro-verde, a cebolinha é uma das...

Novidades em mecanização para o preparo do solo

Vinicius Evangelista Silva Engenheiro florestal. Msc. e especialista em Nutrição e Manejo " Eldorado Brasil - Três Lagoas (MS) José Geraldo Mageste Doutor e professor da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!