26.6 C
Uberlândia
terça-feira, fevereiro 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasNova era do agro: inteligência artificial chega ao cotidiano do produtor brasileiro

Nova era do agro: inteligência artificial chega ao cotidiano do produtor brasileiro

Harpia P71 da Psyche Aerospace / Divulgação

O agronegócio brasileiro inicia 2025 com a perspectiva de uma transformação tecnológica de grande impacto. No próximo dia 28 de janeiro, em São Paulo, a Psyche Aerospace — startup nacional reconhecida por produzir o maior drone de pulverização do mundo — apresentará oficialmente o Turing, uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida em parceria com o professor Anderson Rocha, titular do Instituto de Computação e Inovação da Unicamp e AI Advisor na empresa. O evento, a ser realizado na Experience House, reunirá importantes nomes do agronegócio para conhecer a novidade que promete levar a agricultura a um novo patamar.

A iniciativa parte de uma constatação crescente no setor: a necessidade de integrar tecnologia de ponta ao dia a dia dos produtores rurais. A proposta é que o Turing atue como uma espécie de “ChatGPT do agronegócio”, ao oferecer diagnósticos e recomendações em tempo real, capazes de otimizar recursos e ampliar a produtividade. A ferramenta poderá fomentar ganhos não apenas para o agricultor, mas para toda a cadeia de insumos, fertilizantes, sementes e financiadores, beneficiando inclusive o consumidor final.

“A inteligência artificial no Turing que estamos desenvolvendo na Psyche será capaz de processar imagens de drones e integrar dados históricos e climáticos de plantações e propriedades, e transformará o agronegócio brasileiro. Essas ferramentas aumentam significativamente a produtividade ao permitir monitoramento em tempo real, detecção precoce de pragas, estresse hídrico, falta de nutrientes no solo e otimização da aplicação de insumos. Além disso, possibilitam tomadas de decisão mais assertivas, reduzindo custos e desperdícios, enquanto promovem a sustentabilidade ambiental”, afirma Anderson Rocha, destacando o potencial de impacto da plataforma.

De acordo com Gabriel Leal, CEO e fundador da Psyche, o Turing foi concebido para simplificar o acesso à inteligência artificial, permitindo que qualquer agricultor, com apenas um smartphone, possa adotar práticas avançadas de agricultura de precisão.

“Nossa proposta é viabilizar um ecossistema integrado, no qual drones, sensores em campo, análises de solo e mapeamento conversem entre si, gerando dados qualificados que o produtor rural consiga interpretar e utilizar de forma imediata”, explica Leal.
O Brasil, uma das maiores potências agrícolas do mundo, consolida sua posição de liderança internacional quando adota soluções de ponta como o Turing, unindo produtividade e responsabilidade ambiental. “Queremos que o país se destaque não apenas pela capacidade de produzir em larga escala, mas também pela inteligência e sustentabilidade na condução de suas lavouras. Esse tipo de iniciativa fortalece a competitividade do agronegócio brasileiro e oferece ao consumidor final um produto final mais confiável e acessível”, ressalta Rocha.

Ainda segundo os organizadores, o evento de lançamento do Turing receberá produtores de diferentes regiões, empresários do ramo de insumos, representantes de bancos e cooperativas de crédito, além de pesquisadores interessados em novas aplicações para a inteligência artificial no campo. A expectativa é de que a solução apresente um modelo mais conectado e acessível de agricultura digital, impulsionando o setor rumo a uma era em que tomadas de decisão se baseiem em dados precisos e em análises robustas.

“Acreditamos que 2025 será um marco para o agronegócio. Com o Turing, chegamos a um ponto em que a IA passa a ser parte do cotidiano do produtor, gerando valor em toda a cadeia — dos pequenos agricultores aos grandes players do mercado”, finaliza Gabriel Leal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Arc™ farm intelligence avança no monitoramento de cigarrinha do milho

Tecnologia fornece dados, informações e suporte para tomadas de decisões para proteção da lavoura.

Inteligência Artificial já está disponível no campo e ajuda os agricultores a produzirem mais e com sustentabilidade

A Inteligência Artificial (IA) está contribuindo para o sucesso da agricultura. A tecnologia oferece suporte técnico aos produtores rurais para que conheçam melhor suas...

Inteligência Artificial está redefinindo a eficiência e rentabilidade do agronegócio brasileiro

Produção de alimentos precisa aumentar 60% até 2050, segundo a FAO (ONU)

Empreendedores lançam primeira cachaça do mundo criada por inteligência artificial

A Middas, primeira cachaça com flocos de ouro do mundo, apresenta produto inédito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!