17.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiNovas fontes de cálcio são mais eficientes

Novas fontes de cálcio são mais eficientes

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O cálcio (Ca) é um macronutriente catiônico e secundário muito importante para o desenvolvimento das plantas. Suas principais funções são: estrutural (componente da parede celular); reprodutiva (germinação do grão de pólen e crescimento do tubo polínico, formação de frutos, sementes e demais estruturas jovens das plantas); qualidade das produções (interna e externa) e resistência dos tecidos (estresses hídricos, salinos e fitossanitários). No solo, atua reduzindo a acidez e diminuindo a toxidez do alumínio, cobre e manganês.

 De modo geral, os solos tropicais apresentam baixos teores deste elemento, sendo necessária a adição de fontes complementares. Embora a calagem seja prática comum nos solos brasileiros, a solubilidade do cálcio, na forma de carbonato, não é elevada, o que pode acarretar sintomas de deficiência nas plantas.

Assim, o uso de fertilizantes à base de cálcio tem demonstrado grande importância no manejo nutricional das culturas, principalmente as aplicações via foliar e fertirrigação.

Mobilidade

Devido à mobilidade restrita deste elemento nas plantas, é importante o uso de novas tecnologias que possibilitem o fornecimento de cálcio em teores adequados, com disponibilidade imediata para a planta, nos momentos de maior demanda.

Existem diversas formulações de fertilizantes à base de cálcio no mercado, destacando-se: nitratos, cloretos, sulfato, carbonatos, quelatizados (EDTA), complexados (aminoácidos, ácidos orgânicos, etc.).

Além dos parâmetros de solubilidade, disponibilidade do nutriente às plantas, compatibilidade com outros produtos e ausência de impurezas, deve-se observar que complexos de cálcio de alto peso molecular e grande tamanho de molécula tendem a não ter boa absorção pelas folhas.

Dicas importantes

Para o uso foliar, o uso de complexos de cálcio com ácidos carboxílicos de baixo peso molecular tem mostrado excelentes resultados no desenvolvimento de diversas culturas, tanto na fase vegetativa quanto na reprodutiva, envolvendo florescimento, estabelecimento de frutos jovens e desenvolvimento dos mesmos até a maturação.

Estudos com o consagrado fertilizante Calboron® têm demonstrado que esta tecnologia apresenta vantagens na absorção e incremento na mobilidade do nutriente, além de ausência de fitotoxicidade e economia de energia metabólica pela planta. Isso permite o fornecimento de quantidades adequadas de cálcio prontamente disponível pela planta, nos momentos de maior necessidade, de acordo com a fenologia.

Outra característica importante relacionada a esta tecnologia é a ausência de nitrogênio no produto. Para a qualidade da produção, o equilíbrio dos teores de cálcio e nitrogênio é fundamental, uma vez que excessos de nitrogênio resultam em parede celular com menor resistência e firmeza, resultando em produtos com menor valor de mercado.

Crédito shutterstock
Crédito shutterstock

Via de fornecimento

Para o uso via fertirrigação, a tecnologia de fornecimento de cálcio ligado a um complexo orgânico reduz as interações do elemento cálcio com o solo, garantindo a disponibilidade e auxiliandona absorção do nutriente pelas plantas. Para isto foi desenvolvido o Fisiocal® complexado por um mix de ácidos húmicos e aminoácidos que aumentam a disponibilidade do cálcio pela absorção radicular.

Essas novas tecnologias são oferecidas ao mercado pela Green Has do Brasil (www.greenhasbrasil.com.br), empresa focada nas soluções nutricionais para cada estágio fenológicoda cultura, com produtos de alta qualidade, otimizando e garantindo o fornecimento de elementos em quantidades corretas, de acordo com sua necessidade. Para mais informações, ligue(11) 4561-6292.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Potássio em batata é o nutriente da qualidade

  Emanuel Alexandre Coutinho Pereira Consultor Técnico HF da Agrozap, Uberaba/MG Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja Ulisses Garcia Assistente Técnico da Bio Soja   A batata (Solanum tuberosum...

Aminoácido garante vigor e desenvolvimento

Vanessa Rita dos Santos Ritter Bacharel em Química, mestre em Engenharia " Infraestrutura e Meio Ambiente e doutoranda em Engenharia de Alimentos vanessars7@yahoo.com.br   Aminoácidos são as unidades...

Praga invasora resiste a inseticidas

  Estudo desenvolvido no PPG Entomologia da Esalq alerta para a resistência da praga invasora a inseticidas no Brasil Originária do Velho Mundo, Helicoverpa armigera é uma...

Programa de apoio nutricional para a uva na região sul

ClevisonMichelon Gerente de Vendas & Marketing " Sul da Green Has   A Green Has Brasil distribui em todo o País a linha de fertilizantes especiais produzida...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!