Nutrição cafeeira

0
49

Marina Scalioni Vilela marinasv3p@gmail.com

Alisson André Vicente Camposalissonavcampos@yahoo.com.br

Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Ademilson de Oliveira AlecrimEngenheiro agrônomo e pesquisador da UFLA e Embrapa Caféademilsonagronomia@gmail.com

Adubação – Fotos: Alisson Campos

Formulações de suspensão concentrada (SC) são formadas por um ingrediente ativo disperso em água. As soluções concentradas têm se tornado mais populares devido aos benefícios, como a ausência de pó, facilidade de uso e maior eficácia quando são comparadas com outros tipos de formulações, como concentrado emulsionável (EC) e formulações de pó molhável (WP). Para formular uma SC estável, o ingrediente ativo deve permanecer insolúvel em diversas condições de temperatura.

A adubação foliar com fertilizantes em suspensão concentrada pode aumentar os teores de nutrientes nas folhas e disponibilizar os mesmos de maneira gradual, corrigindo deficiências não reparadas pela aplicação via solo e minimizando as perdas. Com isso, promove o equilíbrio nutricional das plantas, consequentemente maior crescimento e produtividade.

A nutrição adequada das plantas também está ligada à maior resistência a doenças, como a cercosporiose do cafeeiro, a qual é favorecida por desordens nutricionais. Além disso, os fertilizantes em suspensão concentrada são menos passíveis da ocorrência de incompatibilidade nas misturas em tanque, sendo assim, interessantes alternativas para otimizar as operações de pulverização, reduzindo custos e o número de entradas necessárias na área, o que irá proporcionar melhor eficiência de aplicação e absorção dos produtos associados.

Resultados da pesquisa

A pesquisa avaliou a aplicação foliar das fontes fertilizantes de óxido de zinco, borato de zinco e borato de cálcio, ambas em suspensão concentrada, em plantas jovens de cafeeiro da cultivar Catuaí Amarelo, em condição de casa de vegetação.

O estudo comprovou que houve um aumento significativo nos níveis dos nutrientes nas folhas e ramos que receberam a pulverização e, consequentemente, aumento no crescimento proporcional às doses ótimas aplicadas.

Além disso, também se verificou a existência de maior atividade de enzimas ligadas ao sistema antioxidativo, bem como maior incremento na biomassa total das plantas.  Demonstram de forma precisa que os nutrientes foram absorvidos e exerceram seu papel metabólico na planta.

Manejo de aplicação

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.