21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesO clima do agronegócio será marcado por chuvas após calor intenso

O clima do agronegócio será marcado por chuvas após calor intenso

Os dados mais atualizados dos modelos meteorológicos indicam a possibilidade da formação de um corredor de umidade para os próximos dias.

Por João Rodrigo de Castro, Diretor da ignitia 

Os últimos dias foram de calor excessivo especialmente no Centro-Oeste do Brasil, com temperaturas ultrapassando os 44ºC em Cuiabá (MT). Situação muito difícil, especialmente em regiões de forte atividade agrícola.

Créditis: Divulgação

No Mato Grosso, a combinação falta de chuvas e altas temperaturas já estão afetando o ritmo de trabalho dos produtores de soja  e o desenvolvimento das lavouras semeadas. O que isso pode ocasionar? Algumas áreas terão que ser replantadas. O panorama gera preocupação com o possível atraso nesta safra e na implementação da safrinha de milho.

No entanto, os dados mais atualizados dos modelos meteorológicos indicam a possibilidade da formação de um corredor de umidade para os próximos dias. Segundo o modelo ECMWF, a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil irá organizar o canal de umidade que levará chuva para os próximos dias.

Já nesta terça-feira o cenário fica positivo em termos de chuva, com muitas áreas do Mato Grosso do Sul recebendo chuvas acima de 10mm, podendo chegar a um acumulado entre 30 mm e 40mm na região de Campo Grande (MS) ao longo da semana.

A chuva deverá se espalhar por todo o Centro-Oeste ao longo da quarta-feira, levando chuvas acima de 20mm que devem ocorrer predominantemente entre a quarta-feira e a sexta-feira, podendo resultar em um acumulado semanal superior a 50mm em algumas localidades.

O que é um ciclone extratropical?

Esse tipo de ciclone é formado pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria) e são característicos da região Sul do Brasil. Quando há a influência do El Niño, caracterizado pelo aumento de temperaturas, esse tipo de fenômeno costuma se tornar ainda mais comum. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como garantir a segurança do transporte de cargas

A tecnologia e o treinamento estão fortalecendo a segurança no transporte agrícola

BASF ganha o prêmio de Publicidade e Marketing do agronegócio brasileiro

Com a campanha “O Legado 2020”, a BASF é a grande vencedora da XIX Mostra de Comunicação...

Painéis inteligentes otimizam custos no agronegócio

Consumo fica menos oneroso e impacta a produtividade e o rendimento do negócio.

Retorno econômico do milho safrinha 2021, em Mato Grosso do Sul

O cultivo do milho safrinha é uma atividade de alto risco, principalmente, quando semeado fora do período recomendado pelo zoneamento agrícola de risco climático.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!