27 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosO desafio da gestão da irrigação em pequenas e médias áreas

O desafio da gestão da irrigação em pequenas e médias áreas

 

Everardo Mantovani

Professor Titular DEA-UFV e Sócio e Consultor da Irriger

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

A importância da agricultura irrigada na produção de alimentos, fibras e agroenergiatem sido cada vez mais reconhecida e o uso da tecnologia da irrigação é uma condição básica para o atendimento das demandas de produtos agrícolas por parte da sociedade, tanto para consumo quanto para exportação.

A importância de uma boa gestão de irrigação está se disseminando pelo País. Aliada à maior conscientização da importância ambiental do uso eficiente da água, influenciam muito os fatores econômicos relacionados ao custo da energia, mão de obra e outros insumos, como também os aspectos legais relacionados à lei das águas, onde a outorga tem sido um importante instrumento de gestão e controle.

Gestão

Em propriedades com grandes áreas irrigadas, a gestão técnica da irrigação tem sido implantada com grande sucesso. Além da conscientização citada anteriormente, o tamanho da área e a capacidade de investimento têm possibilitado a contratação de consultorias que implantam e promovem o funcionamento do sistema de gestão, treinando o pessoal técnico da fazenda na condução do processo no dia a dia.

E em áreas irrigadas de pequeno e médio porte, como anda a situação? Nessas propriedades observam-se as maiores deficiências em utilização de sistemas técnicos de controle da irrigação e que, sem dúvida, necessitam de soluções ao mesmo tempo técnicas e operacionais, viabilizando sua implantação.

A grande limitação tem sido os sistemas pouco operacionais, que exigem permanentemente grande quantidade de medidas diárias, sensores de alto custo e pessoal especializado, o que dificulta a adoção da tecnologia.

A experiência de longo tempo trabalhando no tema permite pontuar que o sucesso da implantação de um programa de gestão da irrigação e a sua continuidade ao longo dos anos depende de alguns requisitos básicos, destacando-se: avaliação e ajuste do sistema de irrigação; levar em consideração as condições locais de solo; planta e clima e a disponibilidade de água, equipamento e energia, considerando em todo processo a estratégia da condução da lavoura da propriedade; o sistema de produção; as metas de produção e produtividade; com a adequada conscientização e treinamento do pessoal envolvido.

Fecha-se o ciclo com o acompanhamento periódico e foco em resultados, a serem comprovados no final da safra.

Tecnologia

Trata-se de um processo que exige tecnologia, dedicação e foco, sendo que o ideal éa implantação em etapas, permitindo a incorporação gradativa dos processos e benefícios e, quanto mais pontos forem atingidos, maiores os benefícios econômicos e ambientais relacionados à maior produtividade, menor consumo de água, energia, mão de obra e do equipamento.

O sucesso na implantação e continuidade dependem de que o processo de manejo seja feito pelo próprio pessoal da fazenda, o que exige um sistema técnico e ao mesmo tempo operacional, capazes de serem conduzidos nestas condições.

Como interagem solo, água, planta, sistema de irrigação e fatores operacionais, é fácil concluir que não existe uma receita e o uso de sistemas que prometem soluções simples e de fácil implantação e, sem um acompanhamento técnico, podem até ser bem-intencionados, mas são despreparados tecnicamente e são frequentemente abandonados em um curto espaço de tempo.

Essa matéria você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Psilídeo é o inimigo número 1 da citricultura

  O inseto é o vetor das bactérias que causam o greening, principal doença que afeta a citricultura Brasileira. Sua proliferação é alta e rápida,...

Viqua leva sua linha para irrigação à Hortitec 2023

Marca foi recentemente adquirida pelo Grupo Krona e projeta avanço no mercado do agronegócio

Organominerais – Sustentabilidade e nutrição para o solo

  Dalyse Toledo Castanheira Doutoranda em Fitotecnia " UFLA e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas Plantas Daninhas e Alelopatia - GHPD Ademilson de...

Gesso equilibra o solo e aumenta produtividade da cana

  Djalma Martinhão Gomes de Sousa Pesquisador - Fertilidade do solo da Embrapa Cerrados djalma.sousa@embrapa.br   A cana-de-açúcar é uma cultura que apresenta elevada tolerância à acidez do solo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!