Por: Heverton Zappa Teixeira
Gerente Nacional de Vendas da ENZA ZADEN BRASIL
A cultura da cebola ou cebolinocultura é uma das mais importantes do ramo de hortícolas no Brasil e no Mundo, considerando que o bulbo é parte da dieta de grande quantidade de pessoas e culturas.
Segundo Cepea -2021 a área de cebola no Brasil é de aproximadamente 45 mil hectares com uma baixa variação ao logo dos anos, os Estados mais importantes em toneladas produzidas são em ordem decrescente: Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás.
De acordo com a Embrapa Hortaliças – 2009 o Brasil está entre os 10 maiores produtores do bulbo no mundo atrás de países como: China, EUA, Índia e outros. Já o consumo brasileiro por pessoa é de 7 a 8kg/ano – segundo CEPEA, assim sendo, produzimos cerca de 85% de nossa demanda, nos obrigando a anualmente importarmos de países como Holanda – o maior exportador de cebola do mundo (Quadro 2) e Argentina (Quadro 1).
A grande complexidade desse mercado exige uma absoluta organização do setor para que riscos sejam minimizados, organizações como: ANACE e ABCSEM são boas iniciativas para avanços nesses sentidos, mas a parte mais importante dessa “máquina” são os produtores rurais e toda a cadeia de compradores e fornecedores de insumos.
Por fim, os produtores devem encarar cada vez mais a cebolinocultura como uma cultura que exige entendimento de toda a cadeia e sua complexidade, tomando decisões estratégicas baseadas nos cenários nacionais e internacionais, produzindo quantidade e qualidade, somente uma gestão programada e dedicada pode minimizar os riscos e alavancar os rendimentos, como por exemplo, quando possível: compra antecipada de sementes, fertilizante, e outros itens indispensáveis para o bom sucesso da lavoura.
A Enza Zaden, empresa de origem holandesa, é líder mundial em genética de cebolas e possui um portfólio completo de sementes que atende todas as janelas de cultivo e demandas do mercado nacional. Consulte o nosso portfólio e siga o nosso perfil para mais novidades e informações.
Se quiser ler mais conteúdos como este sobre cebola, acesse o site da Enza Zaden.