20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoO que altera o preço da soja?

O que altera o preço da soja?

Crédito Shutterstock

“O preço da soja está alto (embora nunca o suficiente para o agricultor), mas bem acima das suas médias históricas. Então, voltamos a dizer que seríamos vendedor de soja, neste momento, porque a tendência é, se não houve fatores climáticos adversos, de queda a médio e longo prazo, mesmo com a guerra no Leste Europeu”. A afirmação é do analista sênior da Consultoria TF Agroeconômica, Luiz Pacheco. Confira o que a análise semanal sobre a tendência dos preços e o que pode mexer no preço da soja:

CHINA E SEUS BAIXOS ESTOQUES: Na China, principal regular do mercado de soja, os estoques de soja, farelo e óleo de soja estão em níveis críticos. O basis do farelo em Dalian – a diferença entre o mercado físico spot e a bolsa – continua subindo, atingindo níveis recordes. Quanto mais os basis sobem, maior é a confirmação de falta de produto. Os basis do óleo também estão muito altos. A Sinograin vai leiloar óleo de canola essa semana.

EUA DEVEM AUMENTAR A ÁREA PLANTADA: Por outro lado, nos EUA a IHS Markit estima a área de soja nos EUA para 22/23 em 88,58 milhões (35,85 milhões de hectares). Isso é um aumento de 700,75 mil acres em relação à estimativa anterior e seria um aumento de 1,4 milhão de acres ano/ano. A produtividade estimada é de 51,5 bpa (3.463,43kg/hectare).

BRASIL – DÓLAR CAINDO E FRETES SUBINDO. Reduziu em aproximadamente R$ 8,00/saca os preços no interior. E não vemos como esta tendência se inverter a curto, médio ou longo prazo (aliás, quanto mais longo, maior a queda, portanto, sugerimos aproveitar os preços do mercado futuro de Chicago – não físicos – da próxima safra).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pirataria de sementes: O que o futuro nos reserva?

Autores Giovana Cândida Marques Juliano Henrique Alves de Sousa Carvalho Eliseu de Sousa Graduandos em Agronomia – IF Goiano - Campus Morrinhos Brenda Ventura de Lima - Mestra em Agronomia - IF...

Soluções para doenças, pragas e o bioestímulo da soja no interior de SP

Evento anual da Fazenda Cerrado de Cima, no sudoeste paulista, foca amplo portfólio de fungicidas e inseticidas da companhia Sipcam Nichino.

Estudo de doutorado recebe apoio da Satis

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia irá desenvolver um ...

As expectativas para o preço dos alimentos em 2023

Deisi Diel Weber, professora do curso de Administração do Cesuca, explica o cenário previsto para este ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!