21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 1, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosOrganominerais: estresses bióticos e abióticos sob controle

Organominerais: estresses bióticos e abióticos sob controle

A tecnologia do fertilizante organomineral, além de agregar maior eficiência aos fertilizantes minerais, contribui com a sua rica composição para o suprimento de micronutrientes.

Raíra Andrade Pelvine
Doutora e professora em Agronomia – UNIFENAS
raira_andpelvine@hotmail.com

Os fertilizantes organominerais são uma mistura física de fertilizantes minerais com materiais orgânicos. A ampla variedade de opções para a combinação desses materiais permite a adequação a diferentes culturas hortícolas, ampliando as alternativas para o produtor ao escolher a melhor formulação para sua lavoura.

A eficiência na absorção de nutrientes ao utilizar fertilizantes organominerais pode ser superior à dos fertilizantes convencionais, alcançando até 70% para nitrogênio, 50% para fósforo e 80% para potássio, conforme indicado por alguns estudos. Vale destacar que os organominerais também resultam em menores perdas de nutrientes, uma vez que sua liberação é gradual.

Além disso, esses fertilizantes podem contribuir para a estabilização dos nutrientes e o aumento da produtividade, devido à mineralização que ocorre no solo.

Suprimento de micronutrientes

Uma das vantagens dos fertilizantes organominerais na redução do estresse das plantas é o aumento do teor de carbono orgânico no solo, proporcionado pela matéria orgânica presente. Isso altera a população e a atividade microbiana, aumentando a disponibilidade de nutrientes ao longo do ciclo da cultura.

Além disso, há a formação de complexos estáveis que ajudam a reduzir a toxicidade de ferro e alumínio e a aumentar a CTC (Capacidade de Troca Catiônica), melhorando as condições do solo para o desenvolvimento das raízes.

Alguns fertilizantes organominerais podem conter microrganismos benéficos em sua composição, conhecidos como produtos bioativos, que permitem uma melhor fixação biológica no solo.

Esses microrganismos podem ter interações diretas ou indiretas no desenvolvimento vegetal, contribuindo para a produção de hormônios e compostos com potencial para o controle de pragas e doenças. A bioativação tem um efeito positivo na melhoria da microbiota do solo.

Estresses fatais

Entre os principais estresses bióticos e abióticos enfrentados pelas hortaliças, estão:

Estresse biótico: competição entre as plantas (plantas invasoras), patógenos, insetos, são alguns exemplos, geralmente causados por algum ser vivo.

Estresse abiótico: deficiência ou excesso de nutrição, hídrico, presença de metais pesados, salinidade, estresse térmico, sendo causados por fatores que interferem negativamente na fisiologia da planta.

Sanidade de plantas x organominerais

Os organominerais possuem efeito supressor para alguns patógenos de solo, elevando a resistência de plantas ao estresse biótico e abiótico, resultando em menor uso de fitossanitários, melhor absorção de nutrientes, liberação gradual de nutrientes e melhora na resistência a patógenos.

A associação do adubo mineral + matéria orgânica, que dá origem ao organomineral, é positiva, pois ajuda no aumento dos teores de macro e micronutrientes, e assim na absorção pelas raízes, conforme ocorre o processo de mineralização do organomineral.

O organomineral, segundo alguns autores citam, tem boa relação com os fatores físicos do solo, ajudando também na aeração e retenção de água do perfil.

A liberação ocorre de forma mais lenta ou gradual, mantendo o fornecimento de nutrientes mais constante para a planta, evitando a falta durante um período do ciclo, ou o fornecimento adequado.

Resultados práticos

Há efeitos positivos com o uso de organomineral em mudas de alface, na produção de massa verde, ocorrendo maior massa fresca de frutos e número de frutos por planta para tomate industrial.

Para plantas de pimentão, observou-se efeito positivo para aumento na produtividade, enquanto para a cenoura houve desenvolvimento superior das raízes. Há trabalhos que citam a relação nutricional como um ponto muito positivo no uso de organomineral.

Manejo sustentável e saúde do solo

O uso de organominerais pode ajudar de forma positiva e a longo prazo na mineralização do solo, e levemente no fornecimento de matéria orgânica, mas não devendo ser esse o objetivo para o uso do mesmo.

Possui outros impactos positivos, como maior disponibilidade de nutrientes, principalmente fósforo, e bom desenvolvimento de raízes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira

Produto à base de cama de aves desenvolvida pela Terraplant reduz uso de produtos químicos

Organominerais potencializam o cultivo da batata

Cerca de 70% dos nutrientes extraídos pela hortaliça têm como destino os tubérculos.

Glicina betaína no combate a estresses abióticos

Muitos pesquisadores estão interessados em estudar a glicina betaína devido aos seus potenciais benefícios agronômicos, especialmente em regiões propensas a estresses abióticos.

Como os organominerais se comportam no solo

Os organominerais são verdadeiros aliados no cuidado do solo, promovendo a melhoria da estrutura, retenção de nutrientes e estimulando o desenvolvimento das plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!