O uso da irrigação por gotejamento tem sido um fator determinante para o sucesso das culturas de citros, tema explorado no quadro Momento Irrigação do canal Tempo & Dinheiro. Wagner Suavinha, especialista agronômico da Netafim, empresa pioneira e líder em irrigação por gotejamento, compartilhou informações relevantes sobre a aplicação dessa tecnologia específica nesse contexto.
Suavinha ressaltou que o Brasil é o segundo maior produtor de citros do mundo, com destaque para a produção de suco, sendo que três a cada cinco copos consumidos em todo o mundo são de suco brasileiro. Apesar disso, somente cerca de 35% dos pomares nas regiões produtoras de Citros no Brasil são irrigados, o que é conflitante com os inúmeros benefícios da irrigação para a cultura.
A redução da dependência climática é apenas um deles, que permite irrigar no momento ideal para planta, aplicando a quantidade necessária de água e nutrientes. Há também a possibilidade de se manejar a florada, para evitar temperaturas elevadas durante fases que são delicadas para o crescimento dos frutos, garantindo a eles maiores níveis de qualidade.
O especialista também apontou um levantamento do setor que indica uma diferença de aproximadamente 45% na quantidade de frutas entre pomares irrigados e não irrigados, com produtividades que atingem patamares até 60% maiores com a irrigação.
Wagner enfatizou a importância do gotejamento nesse contexto, sendo o método de irrigação preferido em mais de 90% das áreas de cultivo de citros, visto que esse sistema oferece uma melhor uniformidade de aplicação de água, otimiza o uso de recursos, além de permitir a introdução da fertirrigação, o que tem beneficiado o pegamento dos frutos e aumentado seu tamanho e sua qualidade, especialmente para o mercado in natura.
O episódio do Momento Irrigação, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=G9J2px5MhYg, fala sobre os avanços e a importância da irrigação por gotejamento nas culturas de citros, oferecendo informações valiosas para os produtores interessados nesse método de irrigação. Essa tecnologia tem se mostrado vital para a produtividade, rentabilidade e qualidade dos pomares de citros no Brasil.