20.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 29, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPorta-enxerto para berinjela proporciona às plantas sistema radicular três vezes maior do...

Porta-enxerto para berinjela proporciona às plantas sistema radicular três vezes maior do que as não enxertadas

Berinjela enxertada
Agristar do Brasil

No cultivo de berinjela, a busca por plantas mais vigorosas, produtivas e tolerantes a doenças de solo tem levado produtores a adotarem novas tecnologias. O uso de porta-enxertos vem se consolidando como uma estratégia eficiente para melhorar o desempenho da lavoura, garantindo colheitas mais uniformes e prolongando o ciclo produtivo. Entre as soluções disponíveis no mercado, uma nova opção tem se destacado por sua tolerância e capacidade de adaptação às condições do campo.  

Os produtores de berinjela agora contam com uma tecnologia que promete mais produtividade e segurança no campo: o porta-enxerto Augusto, lançamento da linha Topseed Premium. Desenvolvido para aumentar a tolerância das plantas a doenças de solo e melhorar o desempenho da lavoura, o Augusto já está em uso em diversas propriedades, mostrando resultados expressivos. 

“O sistema radicular do Augusto é até três vezes maior que o de plantas não enxertadas. Isso permite uma absorção mais eficiente de nutrientes e maior tolerância a estresses hídricos e climáticos”, explica Roberto Araújo, engenheiro agrônomo e especialista em desenvolvimento de produtos para o Cinturão Verde. Segundo ele, essa característica também contribui para a longevidade da colheita, garantindo mais estabilidade para o produtor ao longo das safras. 

A seleção do Augusto foi resultado de um trabalho criterioso, no qual foram testadas diferentes opções até se chegar a cultivar que apresentou o melhor desempenho no campo. “Quando iniciamos as avaliações, testamos cinco materiais. O Augusto se destacou justamente pela sua tolerância ao fusário e pela estrutura da planta, que se mantém firme mesmo sob ventos e chuvas mais fortes”, afirma Araújo. 

Além da tolerância, o porta-enxerto também melhora o padrão das mudas e a uniformidade do plantio, garantindo que todas as bandejas tenham um desenvolvimento homogêneo. Essa característica é um diferencial importante, já que reduz perdas e facilita o manejo nas propriedades. 

Porta-enxerto Augusto
Agristar do Brasil

“A estrutura da planta, sua firmeza e a uniformidade na germinação permitem obter um lote padronizado. Quando entregamos esse material ao produtor, ele recebe uma bandeja com mudas homogêneas, e essa uniformidade se repete em todas as bandejas. Praticamente desenvolvemos duas plantas idênticas, e o segredo está em analisar o momento certo para a enxertia. Assim, garantimos padrão tanto na bandeja quanto na muda”, destaca o engenheiro agrônomo e viveirista Antonio Ledo, do viveiro Celeiro Verde, de Mogi Guaçu (SP). 

A região é uma das principais produtoras da cultura e onde os agricultores vêm se consolidando cada vez mais graças ao excelente desempenho dessa tecnologia. “A aceitação tem sido muito positiva. O produtor percebe que está investindo em uma solução que traz segurança e rentabilidade”, destaca o viveirista. 

Roberto Araújo, especialista em desenvolvimento de produtos para Cinturão Verde
Agristar do Brasil

Outra vantagem apontada pelo viveirista é a contribuição do porta-enxerto para a permanência dos produtores familiares na atividade agrícola. “Muitos cultivadores de berinjela são pequenos produtores, que trabalham em família. Com técnicas como essa, eles conseguem manter suas propriedades produtivas e viáveis economicamente, criando um futuro mais sustentável para o setor”, conclui Ledo. 

Com benefícios como maior vigor, tolerância a doenças e longevidade da colheita, o porta-enxerto Augusto se posiciona como um aliado estratégico para os produtores que buscam eficiência e qualidade no cultivo de berinjela. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Open Field Day Online 2021

A edição online do Open Field Day, evento realizado anualmente pela Agristar do Brasil e ...

Melhoramento genético traz para o produtor de berinjela variedade precoce e sem espinhos

A cultivar híbrida pode ser colhida com 25 a 30 dias de antecedência, em comparação com variedades de ciclo normal, além de ser robusta, tolerar climas adversos e ter maior produtividade

Agristar do Brasil anuncia novo gerente comercial

Matheus Scarpat possui 18 anos de atuação no mercado de sementes e tem como principal desafio trabalhar com os diferentes públicos das marcas.

Mudas de porta-enxertos

A citricultura é uma atividade agrícola de grande importância para o agronegócio nacional ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!