23.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 3, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosPorta-enxertos para tomate garantem resistência a doenças

Porta-enxertos para tomate garantem resistência a doenças

Ana Paula Preczenhak
Pós-doutoranda em Fisiologia e Bioquímica de Plantas na ESALQ-USP e professora – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (FAESB)
prof.anapaula@faesb.edu.br

A enxertia de tomateiro cresceu muito nos últimos seis anos no Brasil, mas já é uma realidade há muito mais tempo em outros países da Europa, Japão e Estados Unidos. Uma planta enxertada é formada pelo porta-enxerto (cavalo) e pelo enxerto (cavaleiro).

A compatibilidade entre o porta-enxerto e o enxerto são a base da aplicação da técnica. Empresas que fornecem sementes de híbridos de porta-enxerto e enxerto estudam as compatibilidades e são a melhor fonte de informação sobre a compatibilidade de híbridos para enxertia.

Em tomateiro, as características para produção são o vigor das plantas, espessura do caule da muda, utilizar o clipe adequado e a mesma resistência ao ToMV/TMV (vírus do mosaico do tomateiro).

O porta-enxerto utilizado é caracterizado por apresentar resistência a várias doenças ocasionadas por patógenos de solo, assim reduzindo os prejuízos com a incidência de doenças e garantindo a produtividade.

Fitossanidade

Atualmente, um dos principais patógenos de solo que acometem as plantações de tomate é a Ralstonia solanacearum, uma bactéria gram negativa, causadora da murcha bacteriana.

Um agravante é que a doença pode se manifestar em qualquer estádio de desenvolvimento da planta, como durante a formação do primeiro cacho de frutos. A falta de água, pelo entupimento dos vasos condutores (xilema), leva à “murcha em verde” (murchamento da planta).

Assim, porta-enxertos que apresentam resistência a esta doença são muito interessantes para a boa produtividade. No entanto, cuidados de manejo para outras doenças e pragas devem ser mantidos, assim como irrigação e adubação adequadas.

Isso porque a planta enxertada é mais resistente às variações climáticas e de doenças, porém, necessita de manejo básico para a cultura. Outros patógenos que a enxertia em tomate apresenta resistência são os nematoides, Verticillium 2 e Fusarium 3.

Mais produtividade

A técnica da enxertia auxilia no ganho de produtividade devido a algumas vantagens que a planta enxertada adquire, como um sistema radicular mais resistente, longevidade de colheita e produção de frutos de qualidade.

O sistema radicular do tomateiro enxertado apresenta também mais tolerância a adversidades de seca e umidade excessiva, reduzindo a perda de mudas no campo.

Isso, em conjunto com um sistema radicular forte e bem desenvolvido, proporciona maior exploração dos extratos do solo, que fazem com que a planta adquira mais e melhor os nutrientes e água disponíveis.

Assim, em solos com pH adequado e adubação equilibrada para a cultura, pode-se reduzir a aplicação de adubos sem comprometer a produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biocontrole é alternativa contra vaquinha verde-amarela?

Autores Jade Cristynne Franco Bezerra Engenheira florestal e mestranda em Agronomia/Produção Vegetal, Universidade Federal do Paraná (UFPR) jadefranco9@gmail.com Samia Rayara de Sousa...

Tomate resistente ao Vira-Cabeça é destaque nas lavouras do RJ e RS

Virose está entre as pragas e doenças de solo que mais preocupam o produtor Os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul...

Casal larga profissões na cidade para plantar orgânicos na zona rural

Na Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, conheça a história dos agricultores que prosperam na atividade com a assistência da Emater-MG   Largar o emprego na cidade...

Fertilizantes organominerais beneficiam solo e geram economia de custos

  Bruno Nicchio Doutorando em Agronomia, Grupo de Pesquisa “Silício na Agricultura“, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) bruno_nicchio@hotmail.com Marlon Anderson Marcondes Engenheiroagrônomo,especialista em Segurança no Trabalho eprofessor no Colégio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!