Nas estações mais frias do ano, a estiagem e as geadas se tornam as maiores preocupações dos agricultores, pois estes fenômenos podem causar grandes prejuízos nas lavouras. Neste sentido, as previsões climáticas nesta época permitem que os agricultores se preparem para as condições climáticas adversas, como geadas, fortes chuvas ou períodos prolongados de seca, que podem causar forte impacto nas lavouras, como diminuição da produtividade e aumento de preços em algumas regiões.
Para se ter uma ideia, a Pesquisa Safra Cafeeira 2021/2022, elaborada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Café Point, feita com 1.058 produtores em 2022, apontou que, destes, 74,6% relataram que a falta de chuvas afetou a produção da safra cafeeira de 2021, impactando principalmente o estado de Minas Gerais. As geadas também causaram prejuízos principalmente na produção do café arábica no Estado, com 47% dos estabelecimentos atingidos pelo fenômeno climático.
Assim, as previsões climáticas são fundamentais para evitar danos irreversíveis nas lavouras e, por isso, elas precisam ser precisas e confiáveis, para ajudar os agricultores a tomar decisões mais assertivas. Neste cenário, a ignitia, empresa líder em inteligência climática de alta precisão para clima tropical, reconhece a imprevisibilidade do inverno e que, agora, é a melhor hora de garantir segurança e produtividade das culturas.
De acordo com o diretor regional LATAM da ignitia, Flavio Belluomini Cotrin, com as informações valiosas sobre o clima em mãos, é possível implementar medidas preventivas, como sistemas de irrigação adequados e seleção de variedades de culturas mais resistentes ao frio ou, ainda, se preparar aos possíveis riscos, para proteger as plantações e garantir um desempenho saudável no campo.
“Por meio da expertise em análise de dados climáticos e modelagem preditiva avançada, a ignitia fornece aos produtores informações precisas e hiper-localizadas sobre o clima, permitindo que tomem as decisões certas, como a melhor época de plantio e colheita, para proteger suas culturas e maximizar seus resultados”, esclarece o diretor.
As previsões da ignita são feitas para os sete dias seguintes, tendências de médio e longo prazo, e os produtores recebem todas as informações por canais como aplicativo mobile, aplicativo web, API e até mesmo via SMS, sem precisar de internet. Dentre as vantagens oferecidas por essa inovação estão: a redução no consumo de água e energia; suporte no manejo de doenças; seleção das culturas e variedades mais lucrativas de acordo com as condições sazonais; acesso ao histórico das previsões, incluindo anomalias climáticas; apoio com informações que evitam retrabalho; e avaliação de riscos financeiros.
Sobre a ignitia
Fundada em 2010 por cientistas suecos, a ignitia é a primeira empresa do mundo a entregar previsão com modelo específico para climas tropicais e personalizada para cada fazenda. O sistema desenvolvido entrega informações de alta precisão por meio de aplicativos, plataformas, alertas e dados digitais.
O sistema de previsão da ignitia é baseado no equivalente a mais de 30 anos de horas-homem de pesquisa e desenvolvimento, abordando as principais adversidades das regiões tropicais, como a variabilidade climática. Com isso, todos os segmentos do mercado agro, seja agroindústria, rede de distribuição, fornecedores de insumos, bancos, seguradoras e todos tipos de agricultores grandes, médios ou pequenos, conseguem obter informações específicas e relevantes para as suas fazendas e tomar decisões importantes e personalizadas, como o preparo do solo, aplicação de fertilizantes e aplicação de defensivos.