18.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiProdução de alface americana em telado

Produção de alface americana em telado

Carlos Reisser Junior

Engenheiro agrícola, doutor e pesquisador da Embrapa Clima Temperado

carlos.reisser@embrapa.br

Foto 01

A proteção de ambientes com estufas plásticas e telados inicialmente era indicada para produção em regiões temperadas, visando elevar as temperaturas do ar e do solo para produzir algumas espécies fora de sua época normal.

Hoje esta técnica é indicada para quase todas as espécies e climas, desde que haja possibilidade de ganhos econômicos pelo produtor. Para isso se busca redução de riscos climáticos, aumento de produtividade, produção fora de época, proteção contra ventos e chuvas, mudança de fotoperíodo, redução de pragas e doenças, bem como redução do estresse climático causado por condições climáticas extremas.

Neste sentido, o objetivo inicial da produção em estufas de hortaliças de fruto, como tomate, pimentão e berinjela, foram os precursores, visto que a variação de preço existente favorecia economicamente o uso da técnica.

Muitos testes foram feitos com outras culturas pelas diversas instituições de pesquisa e pelos produtores, resultando em indicações de produção em estufas de outras espécies, como as folhosas. Estas eram produzidas entre dois cultivos e foram-se verificando as vantagens da proteção com estas espécies.

O ambiente protegido permitia que durante o verão se cultivasse variedades de inverno ou facilitava a condução das plantas. O sombreamento, a ventilação adequada, a proteção a chuvas excessivas, ventos, geadas e granizo, fazia que o produtor não perdesse sua produção durante estes fenômenos adversos, além de verificar que, com a elevação dos preços por desabastecimento, aumentava a rentabilidade da cultura. Outro fator favorável à cultura é sua qualidade adquirida com a proteção.

Compensa?

A pesquisa mostrou que a proteção exercida sobre as culturas é favorável às folhosas, pois o investimento de sua produção de matéria seca é canalizado para a captação de energia solar, aumentando relativamente o tamanho de sua área foliar e reduzindo a espessura da folha.

Isto se deve ao fato que o ambiente protegido favorece o crescimento graças à melhor condição hídrica da planta, relacionada à maior turgescência de suas células. Outra característica da turgescência é a sensação de crocância, que para alface é desejável.

A redução dos danos por insetos e do uso de químicos para o controle de pragas são outras características que elevam a qualidade dos produtos produzidos sob telados.

Por outro lado, o cuidado do produtor deve ser dobrado, visto que o desenvolvimento de algumas pragas e doenças é favorecido neste ambiente, determinando um monitoramento constante.

Outracaracterística desfavorável à produção nestes ambientes é a maior possibilidade de quebra das folhas devido a sua crocância, o que determina um trabalho pós-colheita mais cauteloso para manter a qualidade.

Agregado

Outra técnica que veio para facilitar e melhorar o sistema de produção em ambientes protegidos foi a produção fora do solo, que vem revolucionando este tipo de produção, pois aumenta ainda mais a qualidade da produção, principalmente se usadas variedades americanas que apresentam sabor e qualidade que agradam em muito o paladar do consumidor.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2015  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

As maiores produtividades de soja nesta safra

Leonardo Machado Engenheiro agrônomo e secretário executivo da ABRASS   A produtividade é uma variável importantíssima nos processos de avaliação de safra. São vários os fatores que...

Aminoagro participará da feira AgroRosário, na Bahia

Empresa apresentará tecnologia para as culturas de soja e milho, com o Programa Construindo Plantas e fará demonstração do uso do condicionar de solo,...

Perdas quanti e qualitativas durante a colheita do amendoim

AngelaVacaro de Souza Engenheira agrônoma e professora da Unesp " campus Tupã angela.souza@unesp.br David Santos Souza Junior Juliana Gama Castor Alunos da ETECMassuyukiKawano O Estado de São Paulo é...

Eastman apresenta benefícios do Bunema 330 CS®

  A Eastman atua no segmento agrícola através da Taminco. A divisão de negócios de Crop Protection (em português, Proteção de Culturas) produz derivados de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!