20.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPrograma Mais Genética impulsiona bovinocultura leiteira da Zona da Mata

Programa Mais Genética impulsiona bovinocultura leiteira da Zona da Mata

Cerca de 12 mil doses de sêmen bovino foram entregues, no final de 2024, a produtores rurais de 11 municípios atendidos pela Unidade Regional da Emater-MG de Juiz de Fora, na Zona da Mata. A ação faz parte do Mais Genética. O programa é viabilizado por meio de emendas parlamentares estaduais destinadas à Emater-MG e conta com a parceria das prefeituras. 

Com início em 2021, o Mais Genética promove a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino mineiro, com o uso de inseminação artificial e suporte técnico. Também são objetivos do programa a redução do custo de produção e o aumento da renda familiar. 

As doses de sêmen entregues aos municípios da Zona da Mata foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual, Delegada Sheila. O material genético é das raças Holandês, Jersey, Gir Leiteiro, Nelore e Sindi. O investimento total foi de R$110 mil. 

A iniciativa atendeu a pecuaristas de Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Coronel Pacheco, Ewbank da Câmara, Oliveira Fortes, Pedro Teixeira, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Deserto, Santos Dumont, Seritinga e Simão Pereira. As prefeituras ficaram responsáveis pela distribuição das doses, além de disponibilizarem, gratuitamente, inseminadores e veterinários.  

“Genética é como uma escada, subimos degrau por degrau. A melhoria vem aos poucos”, afirma Antônio Domingues, coordenador regional de Bovinocultura da Emater-MG. Ele explica que “o processo vai se solidificar depois de 3 ou 4 anos, quando tivermos bezerras dessa inseminação dando leite.”

Emerson José de Carvalho, do município de Coronel Pacheco, participa do programa. Atualmente, a propriedade dele tem nove vacas da raça Gir, produzindo 100 litros de leite por dia. Pensando em melhorar a produção, Emerson vai inseminar seu rebanho com doses de sêmen da raça Gir Leiteiro. “Hoje eu estou tranquilo porque, para o meu rebanho, esse programa é tudo. A gente tem o inseminador e o veterinário de graça, além do apoio total da Emater”, diz Emerson.

ARTIGOS RELACIONADOS

Programa de melhoramento genético de sementes eleva qualidade e rentabilidade do sorgo

A tecnologia Aphix fornece às sementes recursos importantes para combater os insetos, como Melanaphis sacchari, mais conhecido como pulgão da cana-de-açúcar.

Robôs aceleram processos laboratoriais em programa de melhoramento genético da TMG

A robótica garante agilidade nos processos e a padronização dos resultados das análises.

Robôs aceleram processos laboratoriais em programa de melhoramento genético da TMG

De acordo com a coordenadora do laboratório de biotecnologia da empresa, Andressa Patera, a robótica garante agilidade nos processos e a padronização dos resultados das análises.

Tecnologia beneficia processos de hibridação de plantas em melhoramento genético 

Há décadas a técnica é parte relevante do processo de melhoramento genético, mas esse procedimento tem passado por avanços tecnológicos 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!