21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosPrograma Soja Baixo Carbono

Programa Soja Baixo Carbono

Soja – Créditos: shurtterstock

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), com o apoio da Embrapa,  Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) e National Wildlife Federation (NWF) promoveu, nesta sexta-feira, 10 de setembro, o Workshop de Jornalistas 2021 – Pós Congresso Brasileiro do Agronegócio, para debater temas relevantes para o setor como a  Sojicultura e a Descarbonização. Esta temática foi apresentada pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Lima Nepomuceno.

O Programa Soja Baixo Carbono (SBC), iniciativa coordenada pela Embrapa Soja, está congregando diversos atores da cadeia produtiva para definir as etapas de construção da iniciativa, que teve início em abril e será concluída em 2023.  “O objetivo é que o Programa SBC ateste a sustentabilidade da produção de soja brasileira, tornando tangíveis aspectos qualitativos e quantitativos do grão, produzido com tecnologias e práticas agrícolas que reduzam a intensidade de emissão de gases de efeito estufa (GEEs)”, enfatiza o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.

O Programa SBC permitirá a identificação da soja produzida sob um conjunto de práticas culturais e de tecnologias, que tornem o processo mais eficiente – por unidade de carbono equivalente (C-CO2) emitida – em relação ao que existe disponível no mercado global. “É importante ressaltar que a SBC buscará fomentar a redução das emissões de GEEs sem deixar em segundo plano o aumento de produtividade, necessário para atender à crescente demanda mundial pelo grão”, ressalta.

De acordo com Nepomuceno, o conceito está sendo pautado na mensuração dos benefícios e na certificação das práticas de produção que comprovadamente tenham baixa emissão de GEEs. O Programa SBC utilizará uma metodologia brasileira, baseada em protocolos científicos validados internacionalmente, a partir de critérios objetivamente mensuráveis, reportáveis e verificáveis. A certificação da soja brasileira será voluntária, privada e de empresas especializadas (certificação de 3ª parte).

A definição dos princípios, diretrizes, critérios, práticas agrícolas e indicadores a serem seguidos para produção da SBC será conduzida, sob a coordenação de um comitê gestor, e seguirá padrões internacionais de preparação de normas. “A construção metodológica do Programa SBC está envolvendo o levantamento, análise e compilação de dados científicos disponíveis na literatura, com a posterior discussão e validação públicas”, comenta Nepomuceno.

Mais informações estão disponíveis na publicação do Programa SBC – Soja Baixo Carbono: um novo conceito de soja sustentável e no vídeo.

1) Acesse a publicação: https://www.embrapa.br/en/soja/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1131669/programa-sbc—soja-baixo-carbono-um-novo-conceito-de-soja-sustentavel

2) Acesse o vídeo: https://youtu.be/C9CDNF5mg5U

ARTIGOS RELACIONADOS

FPT Industrial, presente na Agrotins 2022, fornece a energia para o agronegócio

Motores FPT N67, Cursor 13 e o Original Reman para máquinas agrícolas são apresentados na feira em Palmas (TO), de 10 a 14 de maio

Conheça as novas variedades de soja da BASF para a safra 2021/22

Tudo começa com a semente. É a variedade que define o potencial produtivo da lavoura de soja.

Açaí tem crescimento de 739%

O valor de produção do fruto apresentou alta, passou de R$ 243 mil para R$ 6,2 milhões, ...

Perspectivas para safra 2024/25 de soja, milho e trigo

A Hedgepoint Global Markets traz, em novo relatório, perspectivas para o próximo relatório WASDE do USDA, que será divulgado na sexta (10), sobre soja,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!