20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPromovido pela Caramuru Alimentos, sexta edição do Giratech celebra a safra do...

Promovido pela Caramuru Alimentos, sexta edição do Giratech celebra a safra do girassol

No último dia 05/09, a Caramuru Alimentos S.A, posicionada entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro e a principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, realizou, em Itumbiara (GO), o Giratech, um evento focado no cultivo do girassol, de cunho educacional e gratuito. A empresa celebra o crescimento de 3% em área total plantada dos produtores que vendem para a companhia, chegando a mais de 48 mil hectares: foram 48.067, na comparação aos 46.393 do último ano. 

Para o evento deste ano, a empresa ressalta o crescimento da área plantada, mesmo com fatores adversos e que tenham gerado obstáculos no cultivo de inverno, como o fenômeno La Niña, que desde o ano passado tem levado chuvas e secas extremas a diversas partes do País.

“Mesmo este não sendo o melhor ano em termos de natureza, alguns produtores tiveram resultados extraordinários e queremos destacar isso. O girassol é uma cultura que dá a possibilidade de trabalhar com pouca água e muita margem de segurança. Em termos de liquidez, já recebemos e, mesmo tendo sido um ano mais árduo, este é o segundo maior volume originado na nossa história: 50 mil toneladas”, explica Túlio Ribeiro, Gerente de negócio girassol da Caramuru.

Para esta edição do Giratech, a sexta, a Caramuru esperava 600 pessoas, sendo cerca de 300 produtores. A empresa cresceu quase 150% em área plantada nas últimas cinco safras. O cultivo de girassol tem diversas vantagens, em especial no que tange o custo-benefício com risco baixo. Numa comparação com o cultivo do milho, por exemplo, enquanto este último precisa de 600 milímetros de chuva para se desenvolver, o girassol já rende bem com 250 milímetros. O investimento em tecnologia por hectare é outra vantagem: o girassol demanda R$ 1600/hectare e o milho está em torno de R$ 3 mil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício no controle de nematoides em sistemas ILPF

Autores Rodrigo Vieira da Silva Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia e professor do IF Goiano – campus Morrinhos rodrigo.silva@ifgoiano.edu.br Eliseu de Sousa liseusousask8@gmail.com...

Monitoramento nutricional dos povoamentos florestais pode levar a altas produtividades

José Geraldo Mageste Engenheiro florestal, MS em Soil and Plant Nutrition, Ph.D e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) jgmageste@ufu.br Fernando Simoni Bacileri fbacilieri@zipmail.com.br Luara Cristina de Lima lima_luara@yahoo.com.br Mestres...

Jorge Máquinas estreiou com sucesso no Giratech

A Jorge Máquinas também está lançando novos equipamentos no mercado, incluindo a plataforma StarCotton, que foi desenvolvida para destruir a soqueira de algodão.

Valagro – Mais produção com menos recursos

Desde 2004 a Valagro participa da Hortitec. “Para nós, este é principal evento, pois a empresa possui seu DNA em HF e a Hortitec,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!