21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosSem medo do rugoso

Sem medo do rugoso

A Yuksel Seeds tem um portfólio amplo contra o vírus do rugoso em todos os segmentos: tomate redondo, saladete, grape, cereja redondo, coquetel, holandês e especialidades.

Carlos Herbach
Gerente de Área das Américas – Yuksel Seeds

O vírus do rugoso (ToBRFV) produz infestação em tomate e pimentão. Hoje, a maior incidência, com efeitos econômicos importantes, ocorre em tomate.

Sintomas do vírus do rugoso nas folhas
Foto: Yuksel Seeds

Trata-se de um vírus da mesma família do ToMV e TMV que, hoje, as variedades têm resistência genética. Porém, no rugoso o gene que confere resistência não tem efeito.

Origem

A doença foi detectada pela primeira vez em Israel, no ano de 2014. Depois, na Jordânia, em 2015 e, a partir de 2018, começou a ter efeitos importantes em outros mercados, como: Estados Unidos, Itália, Turquia, Espanha, Holanda e China.

Nesses países, houve danos econômicos significativos, o que gerou diversas mudanças do ponto de vista de manejo produtivo, comercialização e exportação.

Esta doença já foi detectada na Argentina, tendo começado no Norte da Argentina, região fronteiriça com o Sul do Brasil. Por isso, a preocupação.

Complexidade

Trata-se de uma doença complexa, uma vez que exige o controle integrado em todas as unidades de produção. Não basta apenas ter variedades com resistência, é preciso profilaxia, capacitação de funcionários, etc.

O vírus do rugoso pode gerar perdas de mais de 90% à produção.

Manejo

Muitas empresas estão trabalhando no desenvolvimento de variedades resistentes, mas é muito importante baixar o nível de pressão. Isso por se tratar de um vírus muito agressivo que, em poucos dias, já mostra sintomas e pode infestar novas plantas.

Infelizmente, é difícil detecta-lo, porque a sintomatologia é similar a outros vírus, por isso, são tão importantes os testes de laboratório (PCR test).

Solução

A Yuksel Seeds vem trabalhando em resistências vegetais há muitos anos. Já avaliamos mais de 2.000 parentais, e mais de 1.000 variedades estão sendo analisadas por nossa experiente equipe de Pesquisa & Desenvolvimento.

O ataque do vírus do rugoso danifica os frutos do tomate
Foto: Yuksel Seeds

A empresa utiliza a técnica de marcadores moleculares, testes patológicos e, quando detectamos linhas resistentes, isolamos em estufas para verificar o comportamento agronômico.

A Yuksel Seeds tem um portfólio amplo contra o rugoso em todos os segmentos: tomate redondo, saladete, “grape”, cereja redondo, coquetel, holandês e especialidades. Todas as variedades e tipos estarão disponíveis para o mercado brasileiro, quando o produtor precisar. Por isso, nossa campanha: “Sem medo do rugoso”.

Apesar de ser uma doença complexa, produtores e empresas produtoras podem ficar tranquilos que, hoje, o mercado tem ferramentas para evitá-la. Medidas preventivas sempre são importantes e, contra este vírus, ainda mais.

Pesquisa à frente

Importante que o mercado brasileiro, hoje, está mais preparado para enfrentar esta doença e, agora, também, pode contar com o know-how de mais de três décadas da Yuksel Seeds, empresa de origem turca e presente nos cinco continentes.

A Yuksel Seeds é reconhecida globalmente como uma das empresas tecnologicamente mais avançadas, que cultiva suas sementes sob o padrão GSPP, o que confere à empresa prestígio junto aos produtores e consumidores de todo o mundo.

A Yuksel Seeds é referência na pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento de sementes de hortaliças, com qualidade acima dos padrões internacionais.

ARTIGOS RELACIONADOS

O uso de porta-enxertos de tomate

O uso de porta-enxertos comerciais de tomate tem se popularizado, porque além de proteger a planta contra doenças de solo, ele aumenta o vigor e produtividade da lavoura.

Novo biofungicida da BASF

A BASF traz ao mercado brasileiro um novo fungicida e bactericida biológico com ampla recomendação para uso em frutas e hortaliças.

Ferrugem da soja sob controle

O agente causal da ferrugem asiática da soja (FAS), Phakopsora pachyrhizi, foi descrito pela primeira vez ...

Manejo de plantas daninhas em trigo tropical

Os produtores de grãos do cerrado brasileiro costumam realizar plantios na segunda safra com os propósitos de diversificar renda, otimizar o uso da terra e dos insumos, melhorar a oferta de produtos no mercado, proporcionar a produção de palhada na área, quebrar o ciclo de pragas, doenças e plantas daninhas, dentre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!