21.3 C
Uberlândia
quarta-feira, novembro 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBiológicos auxiliam suinocultores a atender demanda do mercado

Biológicos auxiliam suinocultores a atender demanda do mercado

Foto de Hayana Fernanda/ Pexels
Suínos

A carne suína brasileira tem conquistado o paladar da população mundial e levado os suinocultores do país a aumentar a produção dessa proteína. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam que a produção de carne suína alcançou crescimento de 49% nos últimos dez anos, chegando a 5,2 milhões de toneladas neste ano (+1% em relação a 2023). Parte deste aumento se deve às exportações, que responderam por cerca de 24% da produção total e devem chegar a 1,325 milhão de toneladas neste ano, acima do 1,23 milhão de 2023 (+7,7%).

Para atender a esta demanda, além da alimentação balanceada dos animais, o uso de probióticos figura entre as alternativas mais consistentes na melhoria da saúde e performance dos suínos. Felipe Labarca, gerente comercial de Suínos da Novonesis, explica que a companhia — que é líder em probióticos para saúde animal — lançou recentemente um novo probiótico para suínos contendo duas cepas selecionadas pela eficácia e segurança.

As cepas Bacillus subtilis e Bacillus amyloliquefaciens, do novo probiótico Solpreme, foram desenvolvidas especificamente para serem fornecidas via ração para fêmeas suínas gestantes, lactantes e seus leitões durante as fases de lactação e creche. Essas duas cepas têm alta capacidade de inibição de patógenos, especialmente contra Clostridium perfringens e Escherichia coli, causadores de diarreia em leitões lactentes e desmamados. 

Essas são enfermidades que causam grandes perdas econômicas na suinocultura prejudicando o desenvolvimento e uniformidade dos leitões

A medida de uniformidade de peso em um grupo é calculada pelo coeficiente de variação (CV), que corresponde à média de peso dos indivíduos do grupo. Com o uso de probióticos, estima-se uma melhora de 1% na uniformidade no momento do abate, o que equivale a ganhos de R$ 3,20 a R$ 8,00 por suíno produzido.

Labarca acrescenta que probióticos à base de Bacilos, apresentam resultados consistentes para melhoria no ganho de peso diário em leitões, além de reduzir em torno de 30%, a diarreia pós-desmame em suínos.

Outro benefício verificado com o uso de probióticos na alimentação animal é a promoção da melhor saúde na granja, reduzindo a necessidade de tratamentos terapêuticos. Consequentemente, tal benefício reduz a indução de resistência a antibióticos pelo seu uso excessivo. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a resistência a antibióticos e o surgimento de ‘superbactérias’ representam grandes ameaças à saúde global, à segurança e ao desenvolvimento de alimentos atualmente.

Rebanho saudável

A adoção de probióticos à base de bacillus em fêmeas promove um melhor equilíbrio da microbiota, promovendo uma melhor condição corporal, o que favorece as funções reprodutivas dos animais. Menor perda de peso durante a lactação e menor retorno ao cio são benefícios observados com uso dos probióticos.

Labarca acrescenta que uma fêmea saudável e em boa condição corporal, poderá desmamar leitões mais fortes, com mais saúde e melhor uniformidade. Com isso, os produtores ganham em peso de carcaça produzida com qualidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Yoorin se destaca na produção de fertilizantes Premium

Fundada em 1966, a Yoorin Fertilizantes, antiga Mitsui Fertilizantes, é especializada em transformar minerais em fertilizantes diferenciados de alta eficiência agronômica. A companhia foi...

Organominerais: Como eles se comportam no solo?

Autores Fernando Simoni Bacileri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Doutora em...

Suinocultura: gestores valorizam bem-estar animal

Um novo olhar para uma nova suinocultura: novos gestores valorizam bem-estar animal e gestão de pessoas para o sucesso da atividade

Biogás é uma das principais alternativas para a sustentabilidade

Air Products aposta na instalação, operação, gestão técnica e operacional de plantas de biogás em todo território nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!