23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesStartup oferece calculadora de emissões de CO2

Startup oferece calculadora de emissões de CO2

Ferramenta possibilita cálculo de diferentes meios de transporte como o carro, ônibus, avião, bicicleta e até moto

Com a recorrência de catástrofes provocadas pelas mudanças climáticas, muitas pessoas têm entendido mais sobre o aquecimento global e seus riscos para a humanidade. Mas, além de acompanhar os noticiários, é importante compreender os impactos das ações de cada indivíduo, bom como os benefícios de suas iniciativas sustentáveis. Pensando nesta forma de conscientização e ensinamento para mitigar impactos ambientas, a startup Eccaplan lançou a calculadora de CO2, que permite às empresas e pessoas físicas medirem e entenderem os impactos nas emissões de carbono durante seus trajetos para o trabalho, eventos sociais ou viagens, além de emissões decorrentes de consumos diários com alimentação, moradia, vestuário e entre outros.

No site, por meio da plataforma Carbon Fair, é possível fazer a simulação do trajeto, seja por qualquer meio de transporte, obter um número referente à emissão gerada e o quanto a pessoa poderá compensar por meio da compra do crédito de carbono. A própria Eccaplan possibilita esta compra no momento do cálculo.

Já em outra área do site, é possível fazer o cálculo da “pegada de carbono” referente a um ano inteiro. Nesta simulação, é preciso responder um questionário alternativo que fará com que a calculadora some as emissões, dê a opção de como compensar e, até mesmo, gere um comparativo do quanto equivalem, por exemplo 247 voos de São Paulo para Fortaleza, conforme exemplo abaixo.

“Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira e a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos. Queremos conectar, de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas”, explica Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.
 

De acordo com o executivo, ao medir, entender e reduzir as emissões de carbono, qualquer pessoa se torna um agente de mudança positiva, promovendo um futuro mais sustentável e contribuindo para a redução dos danos ambientais. “A calculadora desempenha um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, fornecendo uma maneira eficaz de contribuir para a redução do aquecimento global”, afirma Fernando.
 

Para empresas e organizadores de eventos, a ferramenta se torna ainda mais eficaz. Por meio da análise dos dados fornecedores por essas empresas, ela possibilita a implementação de estratégias de redução de carbono e a oportunidade de fazer uma contribuição significativa, viabilizando projetos socioambientais certificados de neutralização, como agricultura regenerativa, preservação da Amazônia e energia renovável.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como a irrigação por gotejamento pode ajudar a reduzir a emissão de CO2?

Daniel Pedroso, especialista agronômico da Netafim Brasil, reflete essa questão em artigo. após a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, que aconteceu no Egito, no começo do mês.

Empresários adotam plataformas que levam conhecimento ao agronegócio

O avanço tecnológico acontece em ritmo acelerado, atingindo importantes setores da economia.

Calculadora dimensiona área de plantio de bambu

A calculadora tem o objetivo de auxiliar no cálculo de dimensionamento da área de plantio de bambu necessária para capturar determinada quantidade de CO2 a ser compensada.

A “lei das Startups” e a análise dos pedidos de patentes

Por Roberta Minuzzo Desde do dia 30 de julho, as empresas enquadradas na definição de Startup, atribuída pela Lei Complementar nº. 167, de 24 de abril de 2016,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!