24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSuporte técnico é o caminho para capacitação da mão de obra no...

Suporte técnico é o caminho para capacitação da mão de obra no campo

Divulgação

Com o advento da Agricultura 4.0, as tecnologias invadiram o campo em uma intensidade jamais pensada até poucos anos. Com a chegada de soluções como o 5G, que tem potencial de ser até 100 vezes mais rápida que a conexão atual, houve a possibilidade de ampliação do leque de equipamentos que podem ser utilizados no setor. Esse processo de inovação deve avançar ainda mais rápido nas propriedades rurais e agroindústrias. Mas, para absorver todas as novidades que já estão disponíveis e que ainda estão por vir é preciso estar preparado e principalmente ter pessoas qualificadas para gerir todos esses processos.

Pensando justamente no ganho de eficiência nas operações, maior produtividade, redução de custos e ganhos tecnológicos, a GAtec que realiza consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial, nos últimos anos tem dado grande foco a sua área de consultoria aos clientes. Afinal, o objetivo da empresa não é apenas vender produtos, mas sim fazer com que os clientes utilizem as ferramentas da melhor forma possível, gerando assim ganhos diretos e indiretos à agricultura brasileira.

Essas consultorias são focadas principalmente em processos produtivos, manutenção industrial e frota automotiva e ainda logística agrícola. A iniciativa contempla também planejamento e custos agroindustriais, infraestrutura de TI, banco de dados e implantação de sistemas.

Segundo o engenheiro agrônomo Regis Novaes, diretor de produtos e negócios da GAtec e especialista em gestão de tecnologia no setor sucroenergético, a atuação da área de consultoria da empresa é muito estruturada e começa com o mapeamento e a análise de toda a documentação de todos os processos do cliente. Com isso, o foco é realmente entender a atual metodologia do trabalho deles. “Nossos consultores têm a missão de identificar os gaps dos clientes para, a partir disso, desenvolver as metodologias e especificações funcionais para atender a necessidade da agroindústria”, destaca.

No caso da GAtec, um dos diferenciais da implantação de softwares para gestão é que todas as orientações são personalizadas para cada cliente. Somente após a definição de parametrização e configuração do sistema que se avança para a etapa que envolve integrações com mapeamentos e desenvolvimento da integração entre GAtec e o software ERP do cliente. “Um ponto importante a se destacar é que hoje temos capacidade de atendimento e suporte de forma remota e presencial”, ressalta o especialista.

Acompanhamento presencial

Divulgação

Após a implementação das tecnologias na agroindústria ou propriedade rural, entra em ação a equipe de acompanhamento junto ao cliente. Estes profissionais orientam e dão todo o treinamento necessário para deixar a equipe do cliente apta para execução do serviço e total domínio da tecnologia e processos. “Mesmo com o cliente já familiarizado com a tecnologia, sempre retornamos para ministrar treinamentos e passar novas atualizações. É um ciclo contínuo até mesmo devido a troca de colaboradores que é muito comum, por isso é preciso deixar apto os novos funcionários também, bem como fazer a reciclagem com os mais antigos”, afirmou Novaes.

Metodologias

Atualmente a equipe da GAtec é formada por consultores que são engenheiros agrônomos, mecânicos, de produção e agrícolas e técnicos, profissionais com mais de 40 anos de experiência em usinas de açúcar e álcool, fazendas de cana-de-açúcar e também multiculturas, como: milho, soja, algodão, café, frutas e outras. Entre a metodologia de suas consultorias é seguido o padrão PMI (Project Management Institute).

Neste processo são atendidas as demandas das áreas de responsabilidade do projeto: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, risco e aquisições. Todas as variáveis escopo, tempo, custo, qualidade são acompanhadas em todas as etapas da implantação por meio de cronogramas físicos e financeiros.

Uma preocupação dos profissionais é que todos os serviços executados aconteçam de forma transparente para os envolvidos nos projetos, por meio do plano de comunicação. Por isso, tudo nessa jornada é totalmente documentado, facilitando a análise dos serviços executados e necessidades de retreinamentos. “Este cuidado dá ainda mais segurança ao cliente, afinal, durante os projetos todos os riscos são mapeados, o que garante a antecipação das ações para resolver possíveis problemas que apareçam”, finaliza o especialista.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia de inoculação no sulco do plantio

A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é uma das alternativas tecnológicas para ...

Koppert e Jacto firmam parceria para o desenvolvimento de tecnologias

Unindo o conhecimento da Koppert na produção de insumos biológicos e a experiência da Jacto no desenvolvimento de equipamentos e tecnologias de aplicação, as empresas se unem para elaborar em conjunto ferramentas que facilitem a adoção do manejo integrado de pragas e do controle biológico pelo agricultor brasileiro.

Brasil terá o primeiro açúcar mascavo rastreado com tecnologia blockchain

Cada lote levará informações como: data de produção, variedade de cana utilizada e a identificação e geolocalização da propriedade rural que forneceu a matéria-prima, além da análise microbiológica e parâmetros físicos e químicos daquele açúcar, como teor de sacarose, umidade e cor.

Elo Soluções na AgroBrasília 2023

A ELO SOLUÇÕES AGRÍCOLAS, uma empresa especializada no pós-colheita, tem as melhores soluções para armazenagem de grãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!