24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTecnoAgro será palco de debates sobre sustentabilidade

TecnoAgro será palco de debates sobre sustentabilidade

Inscrições estão abertas e são gratuitas

De acordo com a ONU, a população mundial deve atingir 9,7 bilhões de pessoas até 2050. De olho nesta perspectiva, nunca foi tão urgente que a produção agrícola acompanhasse o aumento da demanda mundial, de forma a elevar a produtividade, mas principalmente preservando o planeta. Devido à tamanha importância, o tema sustentabilidade será amplamente discutido por especialistas durante o TecnoAgro, realizado em Uberlândia, nos dias 17 e 18 de julho, no Castelli Master.  

Sustentabilidade – Crédito: Shutterstock

Joanita Maestri Karoleski, presidente do Fundo JBS pela Amazônia, é uma das palestrantes no evento com o tema: “Agronegócio Sustentável: Combinando Produtividade e Práticas ESG”. Ela mostrará como a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia são as alavancas principais do agro. “O maior desafio é trabalhar a inclusão do pequeno produtor no cenário agro brasileiro, considerando a sustentabilidade, principalmente se olhar o bioma amazônico. Estamos desenvolvendo projetos que sejam modelo, justamente para dar acesso e criar condições diferentes para o pequeno produtor. Queremos que tenham condições de buscar sustentabilidade, através do uso recursos naturais e redução de passivos ambientais, mas também assistência técnica, crédito e inovação e tecnologia”, enfatiza. 

A sustentabilidade também ganhará voz com a palestra da pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)/Satis, Iara Rossi, que abordará “O impacto dos produtos microbiológicos para a sustentabilidade do agro”. Os pontos-chave da palestra serão a integração entre a universidade e o setor privado para o avanço das pesquisas em bioinsumos microbiológicos, uma vez que a Fapemig, juntamente com a empresa Satis, possui um projeto que visa prospectar novos micro-organismos passíveis de serem usados na agricultura. “A seleção e a análise minuciosa do potencial dos microrganismos demanda tempo de pesquisa, recursos financeiros e profissionais capacitados. Um dos maiores desafios é a integração entre pesquisadores, indústria e produtores. A Satis e a UFU têm procurado melhorar essa integração, com o desenvolvimento do nosso projeto”, afirma Iara.  

Ela explica que há desafios, mas também avanços que envolvem aumento da produtividade, além de reduzir a utilização de produtos químicos, e consequentemente, a redução dos impactos ambientais. “Nos últimos anos vem sendo registrado grande aumento nas vendas de bioinsumos, promovendo certa visibilidade ao tema. Assim, há maior interesse dos setores de pesquisa, indústria e produção em investir recursos financeiros e de pessoal para as novas pesquisas. Especificamente, na microbiologia, hoje há técnicas sensíveis que permitem a caracterização completa dos micro-organismos bem como as atividades no setor agrícola. Além disso, com as ferramentas modernas de manipulação genética, é possível a produção aumentada de determinadas substâncias, aumentando ainda mais a produtividade. Entretanto, o caminho ainda é longo e necessitamos de muita pesquisa neste assunto”, disse Iara. 

O “Agronegócio brasileiro: geração de riquezas e preservação ambiental e impacto social” será o tema da palestra do economista-chefe da FARSUL, Antônio Luz. “Vou tratar de um grande ativo que o Brasil construiu, mas ainda não sabe direito como usar. Somos a maior potência agroambiental do planeta e não sabemos o que fazer com isso”. 

Além de assistir a cerca de 23 apresentações, entre palestras e painéis, com conteúdos que vão desde a Internet das Coisas e a revolução 5.0 no campo até o futuro e perspectivas para o agronegócio, o público também poderá visitar vários estandes de expositores, espaço de inovação de startups, feira de produtores e também apresentações culturais. O ambiente ainda contempla palco principal, auditórios, praça de alimentação e até um estúdio de videocast para gravações que, posteriormente, ficarão disponíveis no canal do Youtube “negociosintegração”.  

A programação completa pode ser acessada pelohttps://eventotecnoagro.com.br.

O TecnoAgro é realizado pela TV Integração, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do governo do Estado de Minas Gerais e apoio institucional do Sindicato Rural de Uberlândia, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), EPAMIG, EMATER Minas Gerais e SEAPA.   

ARTIGOS RELACIONADOS

Importância da adubação verde para as florestas

Antonio Carlos Botelho Müller Carioba Agricultor orgânico, formado em Administração, Gestor da UC - RPPN Reserva Ecológica Amadeu Botelho e atual presidente da Federação das...

Mais produtividade e lucro na soja

O adubo biológico produzido com Microgeo® é o único que restabelece o microbioma do solo independente da cultura e do manejo.

Extrato de algas estimula o crescimento vegetal

Adilson Galdi Marcelo Yoshimi Yamamoto Graduandos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Franca - Unifran Diego Henriques Santos Engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de...

Nutrição do tomateiro – Mais rentabilidade e sustentabilidade com os organominerais

A cultura do tomate ocupa posição de grande importância socioeconômica e participação expressiva no agronegócio brasileiro devido à alta demanda de consumo e volume de produção, que contribuem para a geração de empregos diretos e indiretos e renda de milhares de trabalhadores (Brito Júnior, 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!