21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosTratamento de sementes de algodão com fungicida e inseticida

Tratamento de sementes de algodão com fungicida e inseticida

Alderi Emídio de Araújo

Engenheiro agrônomo fitopatologista, D.Sc. e pesquisador da Embrapa Algodão

 

Crédito Claudinei Kappes
Crédito Claudinei Kappes

O tratamento de sementes é uma prática comum e imprescindível para assegurar uma boa germinação, manter o estande uniforme, garantir o crescimento inicial das plantas e uma boa produtividade. A prática é fundamental porque um grande número de patógenos associados às sementes, seja interna, ou externamente, além de fungos habitantes do solo, podem prejudicar a germinação e o desenvolvimento inicial da cultura, ocasionando o tombamento de plântulas em pré e pós-emergência.

O algodão plantado no Cerrado, que corresponde a cerca de 99% da produção brasileira, tem que passar pelo tratamento de sementes, sobretudo porque há, nessa região, grande incidência de R. solani, um dos principais agentes causais do tombamento de plântulas. Portanto, não há como comparar as lavouras com e sem tratamento de sementes porque as mesmas são cultivadas em regiões distintas e com sistemas de produção totalmente diferentes.

Opções

Os principais tratamentos utilizados nas sementes de algodão são compostos por fungicidas, tanto protetores quanto sistêmicos. Os fungicidas protetores ou residuais de contato controlam os fungos localizados nas sementes; protegem as sementes contra fungos habitantes do solo, têm um poder residual restrito e protegem as plântulas por um espaço de tempo mais curto.

Por outro lado, os fungicidas sistêmicos controlam os fungos nas sementes, são eficientes em pequenas doses, protegem as sementes contra patógenos habitantes do solo, além de apresentarem efeito protetor, curativo e erradicante. São mais apropriados para utilização em programas de manejo integrado.

Há, ainda, a necessidade de associar um tratamento inseticida para controle do pulgão Aphisgossypii nos primeiros 30 dias da lavoura. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oferece em seu site, o Agrofit, uma lista de todos os produtos registrados e indicados para o tratamento de sementes do algodoeiro, com acesso a todos os que desejarem consultar.

É importante lembrar que, mais recentemente, têm sido recomendados produtos biológicos para o tratamento de sementes de algodoeiro.

Vantagens

Dados os benefícios obtidos com o tratamento de sementes de algodão, a prática é ambientalmente correta, pois promove a proteção na fase inicial da cultura; controla fungos presentes nas sementes e no solo, além de ser uma prática localizada, cuja quantidade de produto utilizado no tratamento corresponde a uma aplicação numa área de apenas 127m2/ha e se constitui em uma prática de baixo custo, correspondendo a um valor em torno de 0,17% do custo total de produção da lavoura.

A relação custo-benefício é extremamente favorável, pois como já frisamos, a prática controla os patógenos nas sementes e no solo, evita a incidência do tombamento de plântulas, assegurando um estande uniforme de plantas e aumentando a produtividade, além de ser de baixo custo do total de produção da lavoura.

Tem a vantagem, ainda, de ser um tratamento localizado, tornando-se seguro ao homem e ao meio ambiente, além de ser de fácil execução.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alerta para a mancha-alvo do algodoeiro

Luiz Gonzaga Chitarra Nelson Dias Suassuna Fabiano Perina Pesquisadores da Embrapa Algodão Augusto Goulart Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste   Os sintomas iniciais da mancha-alvo (Corynesporacassiicola) no algodoeiro ocorrem principalmente...

Frutas e hortaliças gourmets – Valor agregado garantido

Novos sabores, cores, formatos, aromas, texturas e melhor qualidade. Estas palavras são capazes de representar o significado de um novo e lucrativo nicho de mercado - as hortaliças gourmets. Esse segmento engloba produtos que se diferenciam pelo visual e sabor extremamente atraentes e pela máxima qualidade, com vistas a serem utilizados na alta gastronomia e por consumidores que prezam pelos benefícios de uma alimentação saudável.

Controle genético do nematoide da goiabeira com uso de híbrido

Para quem acreditava que o controle do nematoide da goiabeira estava ainda longe de acontecer, o pesquisador Carlos Antonio Fernandes Santos, da Embrapa Semiárido,...

Cotton Day: Loyder e Kimberlit apresentam tecnologias a produtores paulistas de algodão

A Loyder Brasil e a Kimberlilt Agrociências, empresas do Essere Group, participaram da 18ª edição do Cotton Day, evento promovido pela Associação Paulista dos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!