27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosTratamento de sementes industrial garante melhor adesão

Tratamento de sementes industrial garante melhor adesão

O tratamento de sementes industrial é a chave para garantir uma adesão de qualidade e um futuro promissor para a agricultura.

Rafael Rosa Rocha
Engenheiro agrônomo e mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
rafaelrochaagro@outlook.com

O emprego de tecnologias no campo é indispensável para o desenvolvimento e sustentabilidade da lavoura. Nesse cenário, entra o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), procedimento que protege o potencial produtivo das sementes, que pode ser afetada por diversos fatores, incluindo o ataque inicial de pragas e microrganismos.

Segurança

O TSI é, hoje, alternativa para o controle de pragas, assegurando os principais componentes do rendimento da lavoura – a uniformidade e o número de plantas por área. O uso de inseticidas e fungicidas aplicados na semente garantem a sua proteção e das plântulas, quando na dosagem e distribuição corretas.

Com o uso do TSI, o produtor elimina os riscos de misturas de peneiras, garantindo maior uniformidade da lavoura em termos de estande e desenvolvimento, além de proteger o potencial produtivo.

Além disso, com a técnica há uma melhor cobertura de sementes, maior adesão dos ingredientes ativos sobre a semente, aumento da fluidez – melhora na distribuição das sementes, redução da poeira e menor exposição dos ingredientes ativos.

Culturas beneficiadas

O TSI abrange, além de sementes de soja, milho e algodão (grãos). Para todas essas culturas, serão muitos os benefícios conquistados com o tratamento de sementes industrial, a começar pela praticidade e segurança.

Com essa tecnologia, o agricultor não precisa fazer o tratamento das sementes na sua propriedade ou no campo, reduzindo uma etapa em seu ciclo de preparação para o plantio.

Além disso, reduz o manuseio de produtos na fazenda – e consequentemente, a exposição de seus funcionários. Outro ponto é a relação da dose certa: como o tratamento é feito por profissionais em máquinas muito modernas, o nível de assertividade da dose em cada semente é muito maior do que quando o agricultor faz o tratamento no campo (on farm).

Não menos importante é a relação da preservação da qualidade das sementes com melhor eficácia. No tratamento industrial são usados aditivos (polímeros) que melhoram a adesão dos produtos nas sementes, evitando que se percam na forma de poeira, ou sejam lavados caso ocorram chuvas pesadas. 

Marcelo Borges, gerente da Biogrow Brasil

Isso porque o TSI é feito por profissionais treinados para realizar a aplicação respeitando as doses dos produtos, regulagens das máquinas e minimizando danos mecânicos.

Em resumo, a técnica beneficia todo o sistema de produção, traz agilidade ao produtor rural e agrega uma garantia do produto certo, colocado da maneira adequada, na quantidade ideal, o que garantirá maior eficiência técnica e menor risco de erros.

Recobrimento de sementes é com a Biogrow

Segundo Marcelo Borges, gerente técnico-comercial da Biogrow Brasil, “com a utilização dos produtos Biocroma/Biocoat, a tecnologia de revestimento de sementes possibilita um melhor acabamento nos tratamentos industriais, facilitando a aplicação dos químicos na semente com forte melhoria na secagem, controle de desprendimento e qualidade do revestimento.

No processo de semeadura, a solução Biocroma e Biocoat proporciona ótima fluidez, sem a utilização adicional de grafite, mesmo com caldas cada vez mais exigentes em volumes totais e complexidades químicas.

“Comprovada a sua eficiência por clientes de todo território nacional, conquistamos uma posição de liderança no mercado de polímeros e pós-secantes. No MT, temos clientes que aplicam o conceito “abre/plante” (fungicida/inseticida/enraizante/inoculante, etc.) que proporcionam ótimos resultados em tratamentos completos de sementes”, conclui Marcelo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Congresso Brasileiro de Sementes 2024 tem início em Foz do Iguaçu; veja os destaques

Um dos mais importantes eventos da ABRATES será realizado até o dia 13 de setembro no Rafain Palace Hotel

Sipcam Nichino lança fungicida para sementes em 5 culturas

Solução sistêmica e de contato chega ao mercado nos próximos dias, posicionado para proteger sementes ante patógenos potencialmente danosos.

Banco Mundial de Sementes guarda uma das maiores riquezas da humanidade 

O XXI CBSementes será de 12 a 15 de setembro em Curitiba

Decopon: a tangerina híbrida sem sementes

A tangerina “Dekopon” é uma fruta que ainda não é conhecida pela maioria dos mercados consumidores brasileiros e está em fase de pesquisa, mas vem ganhando espaço na citricultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!