16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosTSI tem que ter qualidade

TSI tem que ter qualidade

Evaristo Luiz Momesso Jr.

Diretor geral da Momesso

 

Sabemos que o agronegócio enfrenta o desafio de produzir cada vez mais e otimizar a utilização de recursos naturais. Para se obter melhores resultados na lavoura, é necessário começar cedo, cuidando bem da semente. Isso significa ter sementes de alta qualidade fisiológica, bem selecionadas e muito bem tratadas.

O tratamento das sementes agrega insumos que irão protegê-las e também nutri-las, contribuindo para o desenvolvimento de plântulas mais saudáveis.

É por isso que muitas empresas dão grande atenção ao tratamento de sementes como parte integral do processo de beneficiamento. Devemos ter em mente que o tratamento de sementes evoluiu bastante nos últimos anos, compreendendo a aplicação de inseticidas, fungicidas e também de outros produtos como nematicidas, micronutrientes e polímeros para acabamento.

O tratamento de sementes na indústria é feito com máquinas muito precisas e de alta tecnologia, garantindo que as sementes recebam a quantidade correta dos insumos para o melhor desempenho no campo.

Para ao produtor, isso representa, sobretudo, segurança e conveniência. Segurança de que os insumos que ele está pagando sejam realmente bem aplicados, protegendo o potencial das sementes de alto valor. E conveniência de receber a semente já tratada, podendo se concentrar em outras atividades da lavoura e reduzindo os riscos de manipulação de agroquímicos na propriedade.

Projeto de CTSI - Crédito Momesso
Projeto de CTSI – Crédito Momesso

Tecnologias

 

O tratamento de sementes evoluiu bastante. Os produtos utilizados atualmente requerem dosagens mais precisas e tecnologias avançadas para assegurar o melhor recobrimento das sementes.

As máquinas mais modernas de tratamento de sementes são equipadas com atomizadores projetados para obter a melhor performance no recobrimento das sementes. Elas transformam a calda de insumos em uma névoa que, pulverizada sobre as sementes, aumenta o contato com as mesmas durante sua passagem no interior da máquina e obtém-se um recobrimento mais uniforme.

Também deve-se notar que o tratamento de sementes pode envolver a aplicação de outros produtos em várias camadas, tais como micronutrientes e polímeros que auxiliam no acabamento, formato, ganho de peso e, naturalmente, na plantabilidade das sementes.

 

Solução Momesso

 

A Momesso trabalha continuamente no desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos para aprimorar a tecnologia de tratamento de sementes. Temos máquinas especificamente criadas para realizar esse tratamento em camadas com elevada eficiência.

Um moderno Centro de Tratamento de Sementes Industrial (CTSI) tem sua operação totalmente automatizada, utilizando equipamentos de pesagem extremamente precisos e que informam continuamente o sistema sobre a quantidade de sementes que está passando pela máquina. Com isso, o sistema ajusta automaticamente a velocidade de entrada das sementes e a dosagem ideal de produtos, conforme a receita e os objetivos do tratamento.

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Diferenciais da Momesso

 

Hoje a Momesso é uma empresa referência em tratamento de sementes, tendo uma posição de liderança no tratamento industrial. Isso se deve a um conjunto de diferenciais tecnológicos e de serviços.

Quando falamos em tecnologia, possuímos um sistema de atomização extremamente preciso e um knowhow em pesagem dinâmica que é, inclusive, exportado para outros países. Temos vasta experiência em automação, fazendo com que nossos CTSI sejam precisos e acessíveis.

Além disso, a qualidade de todos os materiais e componentes de um CTSI Momesso é extremamente alta. Um CTSI, contudo, é um sistema integrado de soluções e é preciso fazer com que toda essa tecnologia funcione e se adapte a cada cliente. É aí que entram os serviços que também nos diferenciam.

A Momesso tem equipes dedicadas a cada fase do projeto e nós mesmos cuidamos de cada detalhe, desde projetos customizados a cada cliente, até a fabricação, remessa, instalação, comissionamento &start up, treinamento e manutenção.

Queremos que esses nossos diferenciais se traduzam em uma solução estratégica para nossos clientes, que podem se valer de um equipamento Momesso para que eles obtenham ainda mais diferenciação para seus negócios.

 

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estudo constata que Japão é o maior usuário de defensivo agrícola

Ao contrário de diversas notícias informando que o Brasil é o maior consumidor de defensivo agrícola, um recente estudo feito pela Unesp de Botucatu, baseado em dados...

Produção de mudas de maracujá – Os métodos de sucesso

Fábio Gelape Faleiro Pesquisador na área de Genética e Biotecnologia - Embrapa Cerrados fabio.faleiro@embrapa.br A produção de mudas de maracujá, feita com o uso de sementes pela...

Mais proteção com os elicitores

  Qualquer ser vivo, em especial as plantas silvestres, têm em si a rusticidade que lhes confere resistência a pragas, doenças e maior tolerância a...

BIOENERGY® EM CANA SUPERANDO OS ESTRESSES AMBIENTAIS

Renato Passos Brandão Gerente Especialista em Nutrição de Plantas Rafael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas O Brasil é o maior produtor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!