20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiVII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada debate formas de cultivos sustentáveis

VII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada debate formas de cultivos sustentáveis

 

A produção de frutas de qualidade traz recordes frequentes de exportação com milhões de dólares movimentados a cada ano

 

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

A evolução se mostra claramente nos números da economia brasileira. O Brasil, que perto de alguns países vizinhos não tem tanta tradição na exportação, está se tornando competitivo no cenário mundial. Sinal de que o produtor está preocupado em se tecnificar para produzir qualidade e produtividade, gerando assim, rentabilidade.

Diante disso, o VII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada em Região Sub-Tropical que acontecerá em Avaré (SP), no período de 21 a 23 de setembro, tem como objetivo de promover a produção de frutas com alta tecnologia, qualidade, produtividade, vida de prateleira prolongada, diversidade, certificação e sustentabilidade.

Serão dois dias de palestras e um dia de campo para mostrar os pomares da região. Na ocasião, serão debatidas novas técnicas de cultivo consciente da fruticultura,com novas tecnologias para preservar o meio ambiente. O principal objetivo é mostrar ao produtor técnicas aplicáveis a campo e que tragam retorno satisfatório e diferenciado.

Os maiores nomes da fruticultura nacional e internacional abordarão temas relevantes à realidade do país.

O evento

 Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

O Simpósio é uma parceria vitoriosa de várias edições entre a Holantec (empresa de consultoria em fruticultura) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Uma iniciativa do Dr. Gilmar Marodin, que em 2000 apresentou a 1º edição em Porto Alegre. Desde de 2005 o evento vem sendo realizado no estado de São Paulo na região de Paranapanema e Avaré, juntamente com a equipe da Holantec, Timo van de Laar e Lourenço Nyssen.

O Simpósio conta com a presença de vários segmentos da cadeia frutícola, como atacadistas e compradores de frutas, empresas fabricantes de insumos, produtores de mudas, representantes de maquinário agrícola, pesquisadores, consultores técnicos, instituições acadêmicas eestudantes. Ao final do primeiro um coquetel será preparado para o estreitamento de relações e negócios entre as partes.

No evento que objetiva fornecer ao produtor o que há de mais novo em termos de tecnologia no campo da fruticultura será apresentada este ano uma nova cultivar de nectarineira da EMBRAPA obtida em parceria com a Epagri.

A realização do evento conta com a participação de diversos parceiros que apóiam a fruticultura e espera de 200 a 250 produtores de todo o Brasil. Sem os parceiros não seria possível concretizar esse congraçamento do agronegócio brasileiro. Espera-se que este ano seja novamente um sucesso.

Essa matéria você encontra na edição de setembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia faz a diferença na comercialização da safra

Graças à Internet das Coisas (IoT) o agronegócio está cada vez mais conectado e a tomada de decisão por parte dos produtores está mais...

Inovações da pesquisa agropecuária estão na Nano Tradeshow

  Na primeira feira do Brasil voltada ao mercado de nanotecnologia, a Embrapa Instrumentação (São Carlos " SP) apresenta resultados de pesquisa que vão promover...

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: 3ª revolução do agronegócio

  O Brasil tem 100 milhões de hectares de pastagens nativas e/ou degradadas para intensificar a produção de grãos, eucalipto e gado e, assim, cumprir...

Brasil contra a Ferrugem na Soja

Bayer e UPL têm atitude inovadora em prol do produtor e manejo de resistência   O manejo de resistência é a principal ferramenta de controle da Ferrugem Asiática...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!