A produção de frutas vem ganhando cada vez mais qualidade e com isso os recordes de frutas exportadas se tornaram freqüentes, movimentando milhões de dólares a cada ano.
A evolução se mostra claramente nos números da economia brasileira. O Brasil, que perto de alguns países vizinhos, não tem tanta tradição na exportação, está se tornando competitivo no cenário mundial. Isto mostra que o produtor está se tecnificando e preocupado em produzir qualidade e produtividade, gerando, assim, rentabilidade.
Alta tecnologia, qualidade, produção, vida de prateleira prolongada, diversidade, certificação e sustentabilidade são alguns dos nossos principais enfoques. É com este intuito que realizamos o VII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada em Região Sub-Tropical ” o fórum ideal para debater novas técnicas de cultivo e novas tecnologias da fruticultura preservando o meio ambiente e atuando de forma consciente.
O principal objetivo do Simpósio é mostrar ao produtor técnicas aplicáveis a campo e que tragam retorno satisfatório e diferenciado. Os maiores nomes da fruticultura nacional e internacional estarão abordando temas relevantes à realidade de nosso país.
O VII Simpósio Internacional de Fruticultura Temperada em Região Sub-Tropical acontecerá na cidade de Avaré/SP, entre dias 21 e 23 de setembro e contará com dois dias de palestras dentro de sala e no último dia será realizado a campo mostrando os pomares da região.
O Simpósio é uma parceria vitoriosa de várias edições entre a Holantec (empresa de consultoria em fruticultura) e a UFRGS (Universidade Federal do rio Grande do Sul). Foi uma iniciativa do dr. Gilmar Marodin, que no ano 2000 apresentou a 1º edição em Porto Alegre e a partir de 2005, o evento vem sendo realizado no estado de São Paulo na região de Paranapanema e Avaré juntamente com a equipe da Holantec, Timo van de Laar e Lourenço Nyssen.
O Simpósio conta com a presença de vários segmentos da cadeia frutÃcola, como, atacadistas e compradores de frutas, empresas fabricantes de insumos, produtores de mudas, representantes de maquinário agrícola, pesquisadores, consultores técnicos, instituições acadêmicas, estudantes, etc.
 Ao final do primeiro dia ocorre um coquetel preparado especialmente para estreitar as relações entre as partes e fazer negócios e parcerias.
Neste ano, será feita a apresentação de uma nova cultivar de nectarineira da EMBRAPA obtida em parceria com a Epagri. O evento objetiva fornecer ao produtor o que há de mais novo em termos de tecnologia no campo da fruticultura.
Para a realização deste importante evento contamos com a participação de diversos parceiros que apoiam fortemente a fruticultura e sem eles seria impossível concretizar esse congraçamento do agronegócio brasileiro.
O público esperado é de 200 a 250 produtores vindos de todo o Brasil. Esperamos que este ano seja novamente um sucesso.