24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesVitakelp obtém novo registro do Mapa comofertilizante para tratamento de sementes

Vitakelp obtém novo registro do Mapa comofertilizante para tratamento de sementes

Exemplares de trigo – Plantas tratadas com Vitakelp à direita/Divulgação

A empresa Satis acaba de anunciar o novo registro obtido junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Vitakelp. A solução já é reconhecida no mercado por sua ação com substâncias bioativadoras que auxiliam no pegamento e vingamento de flores e frutos de diferentes culturas. Agora, a partir do resultado de pesquisas com diversas algas de interesse agronômico em várias concentrações e combinações, o produto passa a ser reconhecido também como fertilizante para tratamento de sementes. Além disso, ampliando sua ação como mitigador de estresse para diferentes culturas tais como milho, soja e café.

A solução extrai o máximo das algas Durvillaea Potatorum, Kappaphycus Alvarezii e Ascophyllum Nodosum a fim de aprimorar o manejo fisiológico de estresse. Esse modo de ação é comprovado no estímulo à produção de enzimas que mitigam o problema nas plantas e, consequentemente, a peroxidação lipídica responsável por causar danos na membrana celular. As plantas são bioativadas desde a semeadura através da fisiologia do desenvolvimento e da nutrição, gerando raízes com mais vigor para absorver água e nutrientes por todo o solo. Desta forma, a lavoura fica mais resistente e, conforme consultorias de pesquisa agronômica, no caso da soja, há um incremento médio de produtividade de 4,6 sacas/hectare.

Confira outros resultados comparativos da atividade enzimática do Vitakelp

Catalase (degrada peróxido de hidrogênio em água): 46,1 contra 36,3 μmol min-1 μg proteína-1

Peroxidação lipídica (leva ao estresse oxidativo causando danos na integridade da membrana celular): 18,7 contra 20,0 mol TBARS g MF-1

Peroxidase: (degrada peróxido de hidrogênio em água): 5,0 contra 3,3 μmol purpurogalina min-1 mg proteína-1

Superóxido dismutase (transforma oxigênio livre em peróxido de hidrogênio) 298,7 contra 139,7 U μg proteína-1

ARTIGOS RELACIONADOS

ICL lança tecnologia exclusiva para uso em tratamento de sementes industrial

Recomendado para a cultura da soja, a novidade traz ao mercado uma nova forma de aplicação de nutrientes e precursores hormonais via semente.

Tratamento de sementes de cebola com rizobactérias

A adoção do tratamento de sementes é uma prática largamente difundida, que consiste na aplicação de uma substância ou microrganismos antagonistas visando o controle de patógenos e a preservação do potencial das sementes.

Tratamento de sementes de feijão com cálcio e magnésio: como fazer e quais os benefícios?

O tratamento de sementes melhora a estrutura das raízes, com consequente aumento na absorção

Tratamento de sementes de soja cresce 18% na safra 2023-24 e vai a R$ 3,6 bilhões

Levantamento apurou que sementes protegidas por fungicidas, inseticidas e nematicidas são empregadas em 99% da área plantada; pesquisa revela ainda que o tratamento pelo processo industrial cobre hoje 51% dos cultivos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!