16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotícias1ª Semana da Agricultura Orgânica é lei em São Carlos - SP

1ª Semana da Agricultura Orgânica é lei em São Carlos – SP

Nova Imagem (9)A ideia de unir produtores, comerciantes e interessados na agricultura orgânica de São Carlos ” SP começou através da iniciativa ECOA Orgânicos, evento realizado entre 18 e 19 de outubro de 2016, por uma parceria entre Wikilab Coworking, ONG Veracidade e Projeto PorQueNão?.

O objetivo é unir e fortalecer o ecossistema de orgânicos na cidade e região afim de detectar possíveis melhorias e como torná-las viáveis.

 Assim, os interessados no assunto – produtores e comerciantes –  abordam temas de interesse comum, incluindo também propostas de ação para o Poder Público.

“‹No começo de 2017, a Lei 18.093/2017 instituiu a “Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos“ sempre na 2ª semana de Setembro.

 A partir disso, os agentes se articularam para criar a programação do evento, contemplando variados temas e públicos para auxiliar na disseminação da agriculta sem veneno.

“‹A semana acontece por uma iniciativa de agricultores, professores, empreendedores, comerciantes e consumidores que se uniram em prol do tema, de forma horizontal.

Lei 18.093/2017

 

Com o objetivo de fomentar o debate sobre agricultura orgânica e fortalecer a cultura da alimentação saudável na cidade, comerciantes, produtores rurais, consumidores e interessados em geral se organizaram para fazer acontecer a 1ª Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos.

As atividades incluem visitas de escolas públicas a sítios de produtores orgânicos, construções de hortas orgânicas em escolas municipais, discussão com os produtores rurais sobre cooperativismo, criação da primeira feira exclusivamente orgânica do município e muito mais!

A ideia é abarcar o maior número possível de pessoas de todas as classes sociais e idades para difundir cada vez mais a cultura dos orgânicos na cidade, fortalecendo principalmente os produtores rurais locais. Com isso, a cidade de São Carlos pode se tornar referência no assunto e incentivar a prática em outras cidades do país.

Toda programação da semana pode ser encontrada no site do evento.

A ideia da iniciativa surgiu em outubro de 2016, com o projeto ECOA Orgânicos, uma parceria entre Wikilab Coworking, ONG Veracidade e projeto PorQueNão?, que inclusive é parceiro do The Greenest Post.

Depois de muito trabalho, conseguiu-se, no começo de 2017, instituir por Lei (18.093/2017) a Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos, a acontecer anualmente, sempre na segunda semana de setembro.

Com a conquista, os agentes se articularam para criar a programação do evento, contemplando variados temas e públicos para auxiliar na disseminação da agricultura livre de venenos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Substâncias húmicas liberam nutrientes retidos no solo

Leandro Antunes Mendes Doutorando em Química Analítica Ambiental e mestre em Química Analítica Ambiental no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São...

Fórum Abisolo traz novidades e inovações para o setor

O VI Fórum Abisolo e 2ª Exposição Nacional e Internacional da Indústria de Tecnologia em Nutrição Vegetal, realizados entre os dias 15 e 16...

Horticultores buscam as melhores – tecnologias ao redor do mundo

Expedições técnicas ganham espaço entre produtores e são alternativas para troca de experiências e melhorias no mercado As viagens técnicas entraram de vez no dia...

Corte de soqueira – Opção sustentável para adubação da cana

Autores Renato Passos Brandão Gerente Especialista em Nutrição Vegetal Rafael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas Gerais A...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!