21.3 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotícias1ª Semana da Agricultura Orgânica é lei em São Carlos - SP

1ª Semana da Agricultura Orgânica é lei em São Carlos – SP

Nova Imagem (9)A ideia de unir produtores, comerciantes e interessados na agricultura orgânica de São Carlos ” SP começou através da iniciativa ECOA Orgânicos, evento realizado entre 18 e 19 de outubro de 2016, por uma parceria entre Wikilab Coworking, ONG Veracidade e Projeto PorQueNão?.

O objetivo é unir e fortalecer o ecossistema de orgânicos na cidade e região afim de detectar possíveis melhorias e como torná-las viáveis.

 Assim, os interessados no assunto – produtores e comerciantes –  abordam temas de interesse comum, incluindo também propostas de ação para o Poder Público.

“‹No começo de 2017, a Lei 18.093/2017 instituiu a “Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos“ sempre na 2ª semana de Setembro.

 A partir disso, os agentes se articularam para criar a programação do evento, contemplando variados temas e públicos para auxiliar na disseminação da agriculta sem veneno.

“‹A semana acontece por uma iniciativa de agricultores, professores, empreendedores, comerciantes e consumidores que se uniram em prol do tema, de forma horizontal.

Lei 18.093/2017

 

Com o objetivo de fomentar o debate sobre agricultura orgânica e fortalecer a cultura da alimentação saudável na cidade, comerciantes, produtores rurais, consumidores e interessados em geral se organizaram para fazer acontecer a 1ª Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos.

As atividades incluem visitas de escolas públicas a sítios de produtores orgânicos, construções de hortas orgânicas em escolas municipais, discussão com os produtores rurais sobre cooperativismo, criação da primeira feira exclusivamente orgânica do município e muito mais!

A ideia é abarcar o maior número possível de pessoas de todas as classes sociais e idades para difundir cada vez mais a cultura dos orgânicos na cidade, fortalecendo principalmente os produtores rurais locais. Com isso, a cidade de São Carlos pode se tornar referência no assunto e incentivar a prática em outras cidades do país.

Toda programação da semana pode ser encontrada no site do evento.

A ideia da iniciativa surgiu em outubro de 2016, com o projeto ECOA Orgânicos, uma parceria entre Wikilab Coworking, ONG Veracidade e projeto PorQueNão?, que inclusive é parceiro do The Greenest Post.

Depois de muito trabalho, conseguiu-se, no começo de 2017, instituir por Lei (18.093/2017) a Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos, a acontecer anualmente, sempre na segunda semana de setembro.

Com a conquista, os agentes se articularam para criar a programação do evento, contemplando variados temas e públicos para auxiliar na disseminação da agricultura livre de venenos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Hormônios vegetais potencializam produtividade da soja

Thiago Cardoso de Oliveira Engenheiro agrônomo e mestre em Ciências pelo CENA/USP thiagocardoso@agronomo.eng.br AntonioMalvestitti Neto Paulo Márcio Faria Villela Engenheiros agrônomos e mestrandos em Ciências FZEA/USP A cultura da soja...

Uso de minerais orgânicos favorece performance e sustentabilidade na aquicultura

Inserção de microminerais na dieta permite melhor absorção de nutrientes e qualidade do produto final A aquicultura é um dos segmentos que mais cresce em...

Bioestimulantes – Como eles fazem o que fazem?

Paulo Mazzafera Professor titular do Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia e professor visitante do Departamento de Produção Vegetal, ESALQ-USP pmazza@unicamp.br Em 2016 o mercado global...

A importância do K, Ca e B e na qualidade dos frutos do tomateiro

Daniela Vitti Engenheira agrônoma, doutora e coordenadora técnica do Grupo Bio Soja A cultura do tomateiro é, hoje, dentre as hortaliças produzidas no Brasil, a mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!