23.4 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasForça-tarefa irá avaliar prejuízos causados a produtores rurais afetados pelo rompimento de...

Força-tarefa irá avaliar prejuízos causados a produtores rurais afetados pelo rompimento de barragem em Mariana

Entidades do Governo de Minas, com apoio da Embrapa e participação de representantes de prefeituras, vão identificar perdas e fertilidade do solo

 

Propriedades rurais na comunidade de Camargos, em Mariana, atingidas pela barragem
Propriedades rurais na comunidade de Camargos, em Mariana, atingidas pela barragem

Uma força-tarefa começou a fazer visitas às propriedades rurais atingidas pela lama com resíduos de mineração, após o rompimento de uma barragem da empresa Samarco, no município de Mariana, região Central de Minas Gerais. Técnicos irão avaliar os impactos provocados pelo acidente, além da análise do solo da região com o objetivo de verificar as condições de fertilidade para retomada da produção agropecuária.

Na última quarta-feira, dia 18, durante uma reunião na Câmara Municipal de Mariana foi decidido um plano de ações envolvendo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e representantes das prefeituras de Mariana e Barra Longa. A intenção é agilizar o processo de coleta de informações.

Reunião na Câmara Municipal de Mariana
Reunião na Câmara Municipal de Mariana

“A Emater-MG, pelo conhecimento e convivência direta com os produtores, tem capacidade de visitar as comunidades e identificar as reais perdas. Pelos conhecimentos dos técnicos nas atividades desenvolvidas na região e até mesmo dos próprios produtores, será possível saber as perdas econômicas e produtivas das propriedades“, destaca o gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Leonardo Kalil.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, João Cruz, todo sistema de agricultura do Minas Gerais e entidades do Governo Federal, com a Embrapa, estão envolvidos no atendimento aos municípios. “Nosso desafio é muito grande. A reunião é para planejar e oferecer uma solução do que fazer com as propriedades rurais atingidas pela lama. A ideia é fazer um levantamento e análise do material que atingiu as comunidades e identificar o que podemos fazer para o terreno voltar a ser apto para produção de alimentos“, ressalta.

Na primeira etapa da força-tarefa, a Embrapa e Epamig realizam a coleta de amostras dos solos atingidos. Em seguida, os técnicos da Emater-MG vão percorrer as áreas para identificar as perdas dos agricultores prejudicados.

Leonardo Kalil também afirma que pelas condições dos acessos às comunidades e propriedades ainda não é possível ter um prazo para o trabalho. “Muitas áreas estão sem acessos e com muitas dificuldades para coletar as informações. Vamos utilizar usar geotecnologias e imagens de satélites e aéreas para fazer o analise o mais rápido possível e oferecer respostas e soluções para os produtores rurais“, explica.

 Propriedades rurais na comunidade de Camargos, em Mariana, atingidas pela barragem (2)Propriedades rurais na comunidade de Camargos, em Mariana, atingidas pela barragem (3)

ARTIGOS RELACIONADOS

Cobertura morta do solo na proteção da lavoura cafeeira

Julio Cesar Freitas Santos Pesquisador fitotecnista da Embrapa Café julio.cesar@embrapa.br O manejo integrado das plantas daninhas na lavoura cafeeira busca sempre o aprimoramento de técnicas e de...

Ácaro-rajado – Como obter um controle eficiente

Pertencente à família das rosáceas, o morangueiro (Fragaria x ananassa Duchesne) é uma hortaliça de grande aceitação pelos mercados consumidores. No Brasil, a produção anual dessa hortaliça gira em torno de 100 mil toneladas, sendo os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, além do Distrito Federal, os maiores produtores.

Processamento, embalagem e comercialização do açaí

Kelly de Oliveira Cohen Pesquisadora da Embrapa Sede kelly.cohen@embrapa.br Sérgio de Mello Alves Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental   O açaí é o produto extraído do epicarpo e do mesocarpo,...

Substratos enriquecidos se mostram opção interessante

    Ivar Wendling PhD. e pesquisador da Embrapa Florestas ivar.wendling@embrapa.br A produção de mudas é o primeiro passo para o sucesso do plantio e, consequentemente, para o sucesso...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!