23.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosChegou a hora de começar a planejar a próxima safra

Chegou a hora de começar a planejar a próxima safra

Crédito Bayer
Crédito Bayer

É chegada a hora de o produtor rural começar a planejar a safra de soja 2015/16, e para conseguir uma lavoura uniforme e saudável o uso de sementes tratadas é uma das melhores soluções para o plantio das sementes, que vai de setembro a janeiro.

O principal benefício desta tecnologia é proteger as sementes do ataque inicial de pragas e doenças, ainda no solo e no crescimento inicial, que é em uma fase fundamental para o estabelecimento da cultura.

Este tipo de manejo preventivo é muito importante, principalmente nas grandes regiões produtoras do Brasil, que sofrem muito com influências climáticas. No início do semestre, o Centro de Previsão Climática do governo dos Estados Unidos informou que há 65% de possibilidade de ocorrência do El Niño na América Latina, o que significa um aumento de chuvas no início do plantio e a necessidade de mais proteção da cultura neste período.

O tratamento feito pela Bayer CropScience também protege as sementes em condições de excesso ou falta de água na lavoura, com ‘Força Anti-Stress’, promovido pelo inseticida CropStar, que atua no metabolismo da planta, promovendo melhor desenvolvimento, mais absorção de nutrientes, resultando no desenvolvimento efetivo das raízes e da parte aérea. “Para o agricultor, este é o início da proteção de seu investimento em insumos e defensivos para a nova safra“, diz Rodrigo Minguini, engenheiro agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer CropScience.

O especialista ressalta, ainda, que em ciclos de risco, como é o caso de 2015/16, a indicação é cultivar a lavoura com semente certificada, de boa qualidade e tratada.

Minguini explica que os efeitos do El Niño não se restringem apenas às lavouras da região sul, o centro-oeste e o sudeste também sofrerão com a vinda dele. “É importante proteger a soja. Os riscos de prejuízos são grandes, pois o clima favorece o desenvolvimento de pragas na cultura. Se o produtor rural não fizer o manejo adequado, poderá ter perdas de produtividade. Para colher bons resultados é preciso investir em um tratamento de sementes de qualidade, buscando o uso do potencial produtivo da genética.“

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2015 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnicas de manejo induz a floração

Maria Aparecida do C. Mouco Engenheira agrônoma, mestre e pesquisadora da Embrapa Semiárido João Antônio Silva de Albuquerque Engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Semiárido   A possibilidade de...

Brandt apresenta linha de fertilizantes foliares no dia de campo da Plantar Agrícola, em Cascavel (PR)

A Brandt do Brasil participa pela primeira vez do dia de campo da Plantar Agrícola de Cascavel. A empresa é parceira dessa iniciativa e...

Unesp promove Workshop sobre águas subterrâneas

Evento ocorre dias 12 e 13 de novembro em Rio Claro, SP Os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ realizam nesta semana o...

Produtor de soja deve ficar atento para incidência de lagarta elasmo e da rosca nesta safra

O produtor de soja, principalmente, das regiões que enfrentam estiagem nesta safra devem ficar atentos às infestações das lagartas elasmo e rosca. Como explica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!